Experiências de Ensino da Computação Desplugada em Diferentes Séries da Educação Fundamental Maior

  • Alberto Alan Raiol UFRA
  • Ana Carina Lima UFRA
  • Breno Sousa UFRA
  • João Sarges UFRA
  • Rafael Santos UFRA
  • Fábio Bezerra UFRA

Resumo


O estudo da computação é visto como algo complexo e que possui conceitos de difícil abstração. Esta leitura da área da computação poderia ser melhorada se os alunos da educação básica, do ensino fundamental ou médio, tiverem o contato com a computação como uma ciência. No entanto, em que momento do ciclo de formação a computação poderia ser apresentada a esse alunado da educação básica? Com a intenção de mostrar a importância da computação e facilitar o ensino e o aprendizado desta área, o presente trabalho relata a aplicação da Computação Desplugada como método de ensino bem aceito pelos estudantes do ensino fundamental maior. Os resultados dessa experiência apontam que o sétimo ano foi a série que melhor respondeu bem ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

Referências

Andrade, D., Carvalho, T., Silveira, J., Cavalheiro, S., Foss, L., Fleischmann, A. M., Aguiar, M., and Reiser, R. (2013). Proposta de atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1, page 169.

Bell, T., Witten, I. H., and Fellows, M. (2011). Computer science unplugged. ensinando ciência da computação sem o uso do computador. Tradução por: Luciano Porto Barreto. Disponível em: http://csunplugged. org/books. Acesso: Março de.

Bezerra, F. (2014). Bem mais que os bits da computação desplugada. In Anais doWorksop de Informática na Educação 2014, Dourados, MS.

BORGES NETO, H. (1999). Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Revista Educação em Debate, ano, 21:135–138.

Costa, T., Batista, A., Maia, M., Almeida, L., and Farias, A. (2012). Trabalhando fundamentos de computação no nível fundamental: experiência de licenciandos em computação da universidade federal da paraíba. In XX Workshop de Educação em Computação-WEI. Curitiba, PR, Brasil.

da Conceição Araújo, D., Rodrigues, A. N., de Araújo Silva, C. V., and Soares, L. S. (2015). O ensino de computação na educação básica apoiado por problemas: Práticas de licenciandos em computação. XXIII do WEI - Workshop sobre Educação em Computação.

da Siva, S. F., Barbosa12, A. F., de Souza12, A. A., Lauyse, E. G. d. S. M., and Rog´erio, S. d. O. S. (2015). Relato de experiência de ensino de computação no ensino fundamental em estágio supervisionado da universidade de pernambuco no campus garanhuns. In XXI Workshop sobre Educação em Computação.

de França, R. S., da Silva, W. C., and do Amaral, H. J. C. (2013). Despertando o interesse pela ciência da computação: Práticas na educação básica. In Proceedings of International Conference on Engineering and Computer Education, volume 8, pages 282–286.

de Franc¸a, R. S. and do Amaral, H. J. C. (2013). Ensino de computação na educação básica no brasil: Um mapeamento sistemático. In XXI Workshop sobre Educação em Computação.

de Paiva, L. F., Ferreira, A. C., Rocha, C., Barreto, J., Melhor, A., Lopes, R., and Matos, E. (2015). Uma experiência piloto de integração curricular do raciocínio computacional na educação básica. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1300.

de Souza Barbosa, A. V., Neto, A. F. P., de Oliveira, R. N. R., da Costa, T. L. S., Souto, A. L., De Ara´ujo, O., and Costa, F. V. S. (2015). O ensino de conceitos computacionais para alunos do ensino médio: relato de experiência de uma gincana e das estratégias utilizadas pelos alunos na resolução das atividades desplugadas. In XXI Workshop sobre Educação em Computação.

França, R. d., Silva, W. d., and Amaral, H. d. (2012). Ensino de ciência da computação na educação básica: Experiências, desafios e possibilidades. In XX Workshop sobre Educação em Computação.

Scaico, P. D., Corlett, E. F., Paiva, L. F., Raposo, E. H. S., and Alencar, Y. (2012). Relato da utilização de uma metodologia de trabalho para o ensino de ciência da computação no ensino médio. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1.

Scaico, P. D., Maia, M., Duarte, A. C., de Azevedo Silva, M. A., and da Silva, J. C. (2011). Sem matemática não existe computação. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1, pages 1424–1427.

Tucker, A., Deek, F., Jones, J., McCowan, D., Stephenson, C., and Verno, A. (2003). A model curriculum for k-12 computer science. Final Report of the ACM K-12 Task Force Curriculum Committee, CSTA.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
RAIOL, Alberto Alan; LIMA, Ana Carina; SOUSA, Breno; SARGES, João; SANTOS, Rafael; BEZERRA, Fábio. Experiências de Ensino da Computação Desplugada em Diferentes Séries da Educação Fundamental Maior. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2146-2155. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9658.