Explorando a Evolução do Problema de Pesquisa de Doutorado: Um Estudo Qualitativo no LER/UFPE

  • Enyo Gonçalves UFPE / UFC
  • Ana Carla Holanda UFPE / IFAC
  • Dorgival Netto UFPE
  • Helena Cristina Bastos UFPE
  • André Calisto UFPE
  • Mayara Santos UFPE
  • Fabio Q. B. Silva UFPE
  • Carla Silva UFPE
  • Jaelson Castro UFPE

Resumo


Neste artigo, vamos explorar como evoluem os problemas de pesquisa de doutorado, mais especificamente, no grupo de pesquisa LER (Laboratório de Engenharia de Requisitos) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo para identificar fatores que podem influenciar na evolução do problema de pesquisa dos alunos de doutorado. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas e dados foram coletados com o objetivo de termos subsídios para responder às questões de pesquisa. Os resultados indicam que existem fatores que se relacionam e que juntos podem facilitar a evolução do problema de pesquisa do doutorado. Por exemplo, o conhecimento prévio do aluno que, mesmo não sendo determinante, auxilia nessa evolução. Além disso, a definição do tema pode ser influenciada por um acompanhamento sistemático das atividades do aluno, pode influenciar positivamente no fator psicológico do orientando. A participação em workshops de teses e dissertações em computação e a interação com a indústria também podem influenciar de forma positiva.

Referências

Duque, J. C., Brondani, J. T., Luna, S. P. L. Estresse e pós-graduação em medicina veterinária. RBPG, v.2, n. 3, p.134-148, 2005.

GEOCAPES. Ministério da Educação. Disponível em http://geocapes.capes.gov.br/geocapes2/. Acessado em 23 de Novembro de 2015.

Godoy, A., da Silva, E. E., Figueiredo, R. C. Efeitos do Estágio Docente na Formação do Pós-Graduando. Workshop de Educação em Informática (WEI), Natal-RN, 2011.

Goleman. D. Inteligência Emocional. A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Ed. Objetiva. 1996.

Merriam, S. B. Qualitative research: a guide to design and implementation. 2009.

Neta, N. F. A.; García, E. G.; Gargallo, I. S. A inteligência emocional no âmbito acadêmico: uma aproximação teórica e empírica. Psicol. Argum. 2008.

Salvetti, M., Bueno, M.; Gastaldo , D., Kimura, A., Pimenta, C. Doutorado Sanduíche: Considerações para uma experiência de sucesso. Rev. Gaúcha Enferm., 2013.

Strauss, A., Corbin, J. M. Basics of Qualitative Research: Second Edition: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. Sage Publications, 2007.

Stump, S., Knihs, E., Omar, N., Mustaro, P., Silveira, I. Discutindo a Construção do Pensamento em Pós-Graduandos. Workshop de Educação em Informática, 2011.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
GONÇALVES, Enyo et al. Explorando a Evolução do Problema de Pesquisa de Doutorado: Um Estudo Qualitativo no LER/UFPE. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2156-2165. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9659.