Hall of Fame/Shame: um Padrão Pedagógico para o Ensino de Programação

  • Andrea S. Charão UFSM
  • Alberto F. Kummer Neto UFSM
  • Benhur de O. Stein UFSM
  • Patrícia P. de A. Barcelos UFSM

Resumo

Padrões pedagógicos visam aproveitar o conhecimento especializado em práticas de ensino e aprendizagem, em um formato que favoreça sua reutilização. Neste trabalho, propõe-se um padrão pedagógico voltado ao ensino de programação, em cursos de nível superior na área de Computação. Este padrão é centrado na exposição e discussão de bons e maus exemplos de códigos produzidos pelos alunos, formando o que denominou-se respectivamente de “Hall of Fame” e “Hall of Shame”. Ao longo do texto, apresenta-se uma caracterização do padrão, relacionando-o com outros padrões pedagógicos descritos na literatura, e descreve-se sua aplicação no ensino de programação orientada a objetos, em uma instituição de ensino superior. Os resultados indicam uma avaliação positiva do padrão pelos alunos e revelam sua eficácia em incentivar boas práticas de programação.

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Publicado
2016-07-04
Como Citar
CHARÃO, Andrea S. et al. Hall of Fame/Shame: um Padrão Pedagógico para o Ensino de Programação. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI), [S.l.], p. 2166-2175, jul. 2016. ISSN 2595-6175. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/9660>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9660.