Hall of Fame/Shame: um Padrão Pedagógico para o Ensino de Programação

  • Andrea S. Charão UFSM
  • Alberto F. Kummer Neto UFSM
  • Benhur de O. Stein UFSM
  • Patrícia P. de A. Barcelos UFSM

Resumo


Padrões pedagógicos visam aproveitar o conhecimento especializado em práticas de ensino e aprendizagem, em um formato que favoreça sua reutilização. Neste trabalho, propõe-se um padrão pedagógico voltado ao ensino de programação, em cursos de nível superior na área de Computação. Este padrão é centrado na exposição e discussão de bons e maus exemplos de códigos produzidos pelos alunos, formando o que denominou-se respectivamente de “Hall of Fame” e “Hall of Shame”. Ao longo do texto, apresenta-se uma caracterização do padrão, relacionando-o com outros padrões pedagógicos descritos na literatura, e descreve-se sua aplicação no ensino de programação orientada a objetos, em uma instituição de ensino superior. Os resultados indicam uma avaliação positiva do padrão pelos alunos e revelam sua eficácia em incentivar boas práticas de programação.

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Publicado
04/07/2016
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CHARÃO, Andrea S.; KUMMER NETO, Alberto F.; STEIN, Benhur de O.; BARCELOS, Patrícia P. de A.. Hall of Fame/Shame: um Padrão Pedagógico para o Ensino de Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2166-2175. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9660.