Maratona para a Popularização da Ciência da Computação na Educação Básica

  • Michel Girotto Brum UNISC
  • Marcia E. J. Kniphoff da Cruz UNISC

Resumo


Diferentes ações têm sido empreendidas para difundir o ensino de Ciência da Computação na Educação Básica. Com o objetivo de fomentar essa proposta, este relato apresenta a Maratona UNISC de Computação – MUC. A MUC é uma olimpíada científico/tecnológica que objetiva proporcionar novos desafios na área da Computação a estudantes de escolas de Ensino Fundamental e incentivar o interesse pela área. A primeira edição realizada no ano de 2015, oportunizou aos estudantes a resolução de desafios teóricos e problemas em linguagem de programação. Doze escolas da região do Vale do Rio Pardo e Taquari participaram. Uma nova edição está prevista para o ano de 2016 com a participação do Ensino Médio. Pretende-se ampliar a abrangência da MUC para outras regiões do país e incentivar a competição saudável na área da Computação, junto à Educação Básica.

Palavras-chave: Scratch, Maratona, Computação

Referências

Batista, W. P. et. al. (2015). Oficinas de Aprendizagem de Programação em uma Escola Pública através do Ambiente Scratch In: Anais do XXIII WEI. SBC.

Barbosa, L. S., Fernandes, T. C., and Campos, A. M. (2011). Takkou: Uma ferramenta proposta ao ensino de algoritmos. In Anais do CSBC/XIX WEI.

Correia, A. L. et. al. (2015). Uso de avaliação por pares em disciplinas introdutórias de programação. In Anais do CSBC/XXIII WEI.

International Olympiad in Informatics – IOI, acessado em 04 de março de 2016, disponível em http://www.ioinformatics.org/history.shtml

JotForm. Disponível em http://www.jotform.com/. Acesso em abril de 2016.

Massa, S. Monica. (2015). A formação didático-pedagógica do docente da área de computação: um estudo de caso em uma Universidade Brasileira. In: Anais do XXIII WEI. SBC.

MUC. Edital Maratona UNISC de Computação – MUC, 2015. Disponível em: http://imuc.weebly.com/. Acesso em abril de 2016.

Rabêlo, H. M. et al. (2015). Scratch na produção de recursos interdisciplinares com disciplinas indígenas. In: Anais do XXIII WEI. SBC.

Ribeiro, Leila. (2013) Painel sobre "O Pensamento Computacional no Ensino Fundamental e Médio" realizado em outubro de 2013 no II Workshop-Escola de Informática Teórica (WEIT). Instituto de Informática / UFRGS

SCRATCH 2. Disponível em scratch.mit.edu. Acesso em dezembro de 2015.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
BRUM, Michel Girotto; DA CRUZ, Marcia E. J. Kniphoff. Maratona para a Popularização da Ciência da Computação na Educação Básica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2206-2214. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9664.