Mão na Massa: Dinâmica Vivencial para Apoio ao Ensino de Gerenciamento de Projetos de Software

  • Pablo Schoeffel UDESC
  • Raul Sidney Wazlawick UFSC

Resumo


Como o ensino de Gerenciamento de Projetos é essencialmente teórico, requer de abordagens que permitam aos alunos praticarem os conceitos e se motivarem para a disciplina. Este artigo descreve uma dinâmica vivencial para apoiar o ensino de gerenciamento de projetos, que consiste no desenvolvimento de um projeto de software completo, em equipe, do início ao fim, vivenciando as práticas de gerenciamento. O trabalho descreve o detalhamento da dinâmica, assim como o relato de aplicação e uma avaliação pós-teste realizada com 35 alunos de duas turmas de um curso de Engenharia de Software. O estudo identificou resultados positivos tanto em aspectos motivacionais quanto de aprendizagem, sugerindo a efetividade da atividade.

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Publicado
04/07/2016
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SCHOEFFEL, Pablo; WAZLAWICK, Raul Sidney. Mão na Massa: Dinâmica Vivencial para Apoio ao Ensino de Gerenciamento de Projetos de Software. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2215-2224. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9665.