Modos contemporâneos de aprendizado e construção do conhecimento: reflexões sobre o ensino de Teoria da Computação para Sistemas de Informação

  • Isabel Cafezeiro UFF/UFRJ
  • Leonardo Cruz da Costa UFF
  • Ricardo Kubrusly UFRJ

Resumo


Este artigo descreve a experiência de concepção e implantação de uma disciplina em curso de Sistemas de Informação que procura abordar o conteúdo de Teoria da Computação, um tema que vem sendo ao longo dos anos preterido nos cursos de Ciências da Computação e que não faz parte dos currículos usuais em Sistemas de Informação. Argumentamos que uma proposta ambientada na interdisciplinaridade através da abordagem sociotécnica pode reposicionar estes conteúdos colocando em evidência uma grande contribuição na compreensão da configuração atual dos sistemas computacionais através do seu processo histórico de construção.

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Publicado
04/07/2016
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CAFEZEIRO, Isabel; DA COSTA, Leonardo Cruz; KUBRUSLY, Ricardo. Modos contemporâneos de aprendizado e construção do conhecimento: reflexões sobre o ensino de Teoria da Computação para Sistemas de Informação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2245-2254. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9668.