O que Explica o Sucesso de Jogos no Ensino de Engenharia de Software? Uma Teoria de Motivação

  • Márcia Souza CESAR.EDU/UFRPE
  • César França CESAR.EDU/UFRPE

Resumo


O desenvolvimento de Jogos para ensino das disciplinas de engenharia de software tem se mostrado como uma alternativa instrucional de bastante sucesso. É sabido, no entanto, que a atratividade dos jogos está associada a mecanismos sociais e psicológicos altamente sofisticados. Neste artigo, apresentamos uma revisão sistemática conduzida nos anais do WEI de 2008 a 2015, que demonstra que há uma convergência significativa entre as características dos jogos educacionais propostos nesta literatura e os pressupostos da Teoria de Motivação e Satisfação de Engenheiros de Software. Isto posto, esta teoria poderá servir como mecanismo de base para o design conceitual de jogos educacionais ainda mais atrativos nesta área.

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Publicado
04/07/2016
SOUZA, Márcia; FRANÇA, César. O que Explica o Sucesso de Jogos no Ensino de Engenharia de Software? Uma Teoria de Motivação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2255-2264. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9669.