O uso de Robótica para aprendizado de Programação integrando alunos de Educação Básica e Ensino Superior
Resumo
Atualmente, há uma dificuldade em manter o interesse e a atenção dos estudantes no seu aprendizado devido ao amplo acesso à informação trazido pela internet. Ainda, os alunos em geral apresentam dificuldade em raciocínio lógico, abstração de conceitos e resolução de problemas. Por outro lado, de graduação em Ciência da Computação apresentam falta de motivação nos períodos iniciais, já que a aplicação direta dos conhecimentos obtidos na universidade muitas vezes não é percebido. Daí, a interação entre alunos com diferentes níveis de formação para programação de robôs pode permitir um processo de aprendizado por meio de discussões e colaborações na realização de tarefas, utilizando ferramentas tecnológicas. Nesse contexto, um estudo de caso é apresentado neste trabalho. Foi executado um projeto que visava uma ampla interação entre alunos de graduação e de escolas do município local para aprendizado de programação em robótica. Os resultados indicaram efeitos positivos nos participantes, onde se observou melhoria nos quesitos autoconfiança, abstração de conceitos e resolução de problemas.
Referências
BENITTI, F., VAHLDICK, A., URBAN, D., KRUEGER, M., and HALMA, A. (2009). Experimentação com robótica educativa no ensino médio: ambiente, atividades e resultados. In WIE 2009. Disponível em http://www.br-ie. org/pub/index.php/wie/article/view/2166.
CASTILHO, M. (2002). Robótica na educação: Com que objetivos? Dissertação de Mestrado — Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em http://www.proinfo.gov.br/upload/biblioteca.cgd/192.pdf. Acessado em 28 de fevereiro de 2016.
CODE (2015). Code: Anybody can learn. [online]. Disponível em https://code.org/. Acessado em 28 de fevereiro de 2016.
COMPUTERWORLD. (2013). Déficit de talentos de ti no brasil pode chegar a 408 mil em 2020. [online]. Disponível em http://computerworld.com.br. Acessado em 06 de março de 2016.
da SILVA, H. M., de ALEMIDA, L. M., BATISTA, I. D. S., and GORGÔNIO, F. L. (2013). Uma reflexão sobre o crescente desinteresse e a constante evasão em cursos de Computação e Informática. In Proceedings of International Conference on Engineering and Technology Education, volume 12, pages 166–170, Dili, East Timor.
DEMO, P. (1998). Educar pela Pesquisa. Autores Associados, Campinas, SP, 3a edition.
FRANCO, S. (1998). O Construtivismo e a Educação. Mediação, Porto Alegre, RS.
FRAWLEY, W. (2000). Vygotsky e a Ciência Cognitiva: linguagem e integração das mentes social e computacional. Artmed.
MAISONNETTE, R. (1999). A utilização dos recursos informatizados a partir de uma relação inventiva com a máquina: A robótica educativa. [online]. Disponível em http://www.proinfo.gov.br/upload/biblioteca.cgd/192.pdf. Acessado em 28 de fevereiro de 2016.
MARINS, L. (1999). Robôs enriquecem o currículo escolar e estimulam o cérebro. [online]. Disponível em http://www.gazetadopovo.com.br. Acessado em 28 de fevereiro de 2016.
MICROSOFT (2015). Eu posso programar. [online]. Disponível em https://www.eupossoprogramar.com/. Acessado em 28 de fevereiro de 2016.
MIT Media Lab (2015). Scratch: Imagine, program, share. [online]. Disponível em https://scratch.mit.edu/. Acessado em 28 de fevereiro de 2016.
MORIN, E. (1996). O problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Publicações Europa-América.
NOTÍCIAS DA CISCO. (2013). Estudo revela demanda crescente por profissionais de tecnologia no brasil, mas há falta de mão de obra qualificada. [online]. Disponível em http://globalnewsroom.cisco.com. Acessado em 06 de março de 2016.
PEREIRA, G. (2010). O uso da robótica educacional no ensino fundamental: relatos de um experimento. Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Ciência da Computação — Universidade Federal de Goiás, Campus de Catalão. Disponível em https://dcc.catalao.ufg.br/up/498/o/Gabriela2010.pdf. Acessado em 05 de abril de 2015.
RIBEIRO, P. C., MARTINS, C., and BERNARDINI, F. C. (2011). A robótica como ferramenta de apoio ao ensino de disciplinas de programação. In 22o SBIE / 17o WIE, 2011, Aracaju.