O uso de Robótica para aprendizado de Programação integrando alunos de Educação Básica e Ensino Superior

  • Luemy Avila UERJ / Secretaria de Educação de Macaé
  • Flavia Cristina Bernardini UFF
  • Patrick Moratori UFF

Resumo


Atualmente, há uma dificuldade em manter o interesse e a atenção dos estudantes no seu aprendizado devido ao amplo acesso à informação trazido pela internet. Ainda, os alunos em geral apresentam dificuldade em raciocínio lógico, abstração de conceitos e resolução de problemas. Por outro lado, de graduação em Ciência da Computação apresentam falta de motivação nos períodos iniciais, já que a aplicação direta dos conhecimentos obtidos na universidade muitas vezes não é percebido. Daí, a interação entre alunos com diferentes níveis de formação para programação de robôs pode permitir um processo de aprendizado por meio de discussões e colaborações na realização de tarefas, utilizando ferramentas tecnológicas. Nesse contexto, um estudo de caso é apresentado neste trabalho. Foi executado um projeto que visava uma ampla interação entre alunos de graduação e de escolas do município local para aprendizado de programação em robótica. Os resultados indicaram efeitos positivos nos participantes, onde se observou melhoria nos quesitos autoconfiança, abstração de conceitos e resolução de problemas.

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Publicado
04/07/2016
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AVILA, Luemy; BERNARDINI, Flavia Cristina; MORATORI, Patrick. O uso de Robótica para aprendizado de Programação integrando alunos de Educação Básica e Ensino Superior. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2275-2283. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9671.