Oficina do Código: Um projeto para o ensino e integração de alunos do ensino fundamental e médio na área de tecnologia

  • Stéphanie Alencar Braga IFCE
  • Caio Raveli F. Barbosa IFCE
  • Priscylla da Silva Tavares IFCE
  • Mikhail José Pires Pedrosa de Oliveira IFCE

Resumo


O presente trabalho é um relato de experiência do projeto Oficina do Código: um projeto que tem como categoria de ação o Ensino, Integração e formação de Crianças do Ensino Fundamental e médio de baixa renda da cidade de Fortaleza-CE. A grande motivação do projeto foi a inclusão dessas crianças para que essas sejam capazes de contribuir para o crescimento da sociedade, estimular a criatividade, trabalho em grupo, pensamento lógico e crítico. O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza, que custeou os kits de robótica utilizados nas aulas, bem como outros custos com os alunos beneficiados e o IFCE (Instituto Federal do Ceará), que cedeu os laboratórios para as aulas acontecerem. As atividades do Projeto foram feitas através de Aulas Teóricas e Práticas, visando a ambientação e despertar de interesse a projetos básicos de robótica desenvolvidos pelos próprios alunos. Para auxiliar no ensino de programação e prática de eletrônica e robótica foi utilizada a plataforma open source Arduíno.

Referências

A Hora do Código. Programação com Anna e Elsa. https://studio.code.org/s/frozen/stage/1/puzzle/1. Accessado em março de 2016.

Evans, M., Noble, J., and Hochenbaum, J. (2013). Ardu´ıno in Action. Manning Publications. New York.

França, R. S. and Amaral, H. J. C. (2013). Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil: Um Mapeamento Sistemático. In XXI Workshop Sobre Educação em Computação (WEI), Maceió - AL.

França, R. S., da Silva, W. C., and do Amaral, H. J. C. (2012). Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades. In XX Workshop Sobre Educação em Computação (WEI), Curitiba - PR.

Kalil, F., Hernandez, H., Antunez, M. F., Oliveira, K., Ferronato, N., and dos Santos, M. R. (2013). Promovendo a robótica educacional para estudantes do ensino médio público do Brasil. In Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE. Porto Alegre - RS.

Maliuk, K. D. (2009). Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática. In Dissertação (Mestrado em ensino de matemática) - Instituto de Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

Meneses, L. F., Mai, L. F. F., Rosario, J., Oliveira, E., and Gomes, R. L. (2015). IntroComp: Atraindo Alunos do Ensino Médio para uma Instigante Experiência com a Programação. In XXIII Workshop Sobre Educação em Computação (WEI), Recife - PE.

Perez, A. L. F., Darós, R., Puntel, F. E., and Vargas, S. R. (2013). Uso da Plataforma Arduino para o Ensino e o Aprendizado de Robótica. In International Conference on Interactive Computer aided Blended Learning.

Rabelo, H. M., de Oliveira, W. K. F., Santos, L. L., de Araújo, A. L. S. O., and Souza, F. V. C. (2015). Scratch na produção de recursos interdisciplinares com disciplinas indígenas. In XXIII Workshop Sobre Educação em Computação (WEI), Recife - PE.

Scaico, P. D., Corlett, E. F., Paiva, L. F., Raposo, E. H. S., and Alencar, Y. (2012).

Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino M´edio. In XVIII Workshop de Informática na Escola, Rio de Janeiro- RJ.

Silva, S. F., Barbosa, A. F., Souza, A. A., Silva, E. G., Oliveira, M. L. S., Silva, S. R., and Santos, W. O. (2015). Relato de Experiência de Ensino de Computação no Ensino Fundamental em Estágio Supervisionado da Universidade de Pernambuco no Campus Garanhuns. In XXIII Workshop Sobre Educação em Computação (WEI), Recife - PE.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
BRAGA, Stéphanie Alencar; BARBOSA, Caio Raveli F.; TAVARES, Priscylla da Silva; DE OLIVEIRA, Mikhail José Pires Pedrosa. Oficina do Código: Um projeto para o ensino e integração de alunos do ensino fundamental e médio na área de tecnologia. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2284-2292. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9672.