Oficina do Código: Um projeto para o ensino e integração de alunos do ensino fundamental e médio na área de tecnologia

  • Stéphanie Alencar Braga IFCE
  • Caio Raveli F. Barbosa IFCE
  • Priscylla da Silva Tavares IFCE
  • Mikhail José Pires Pedrosa de Oliveira IFCE

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência do projeto Oficina do Código: um projeto que tem como categoria de ação o Ensino, Integração e formação de Crianças do Ensino Fundamental e médio de baixa renda da cidade de Fortaleza-CE. A grande motivação do projeto foi a inclusão dessas crianças para que essas sejam capazes de contribuir para o crescimento da sociedade, estimular a criatividade, trabalho em grupo, pensamento lógico e crítico. O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza, que custeou os kits de robótica utilizados nas aulas, bem como outros custos com os alunos beneficiados e o IFCE (Instituto Federal do Ceará), que cedeu os laboratórios para as aulas acontecerem. As atividades do Projeto foram feitas através de Aulas Teóricas e Práticas, visando a ambientação e despertar de interesse a projetos básicos de robótica desenvolvidos pelos próprios alunos. Para auxiliar no ensino de programação e prática de eletrônica e robótica foi utilizada a plataforma open source Arduíno.

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Publicado
2016-07-04
Como Citar
BRAGA, Stéphanie Alencar et al. Oficina do Código: Um projeto para o ensino e integração de alunos do ensino fundamental e médio na área de tecnologia. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI), [S.l.], p. 2284-2292, jul. 2016. ISSN 2595-6175. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/9672>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9672.