Pensamento Computacional Praticado com um Jogo Casual Sério no Ensino Superior

  • Adilson Vahldick UDESC / Universidade de Coimbra
  • António José Mendes Universidade de Coimbra
  • Maria José Marcelino Universidade de Coimbra
  • Paulo Roberto Farah UDESC

Resumo

Nesse artigo é discutida a importância para os alunos das disciplinas introdutórias de programação de cursos de graduação iniciarem o seu aprendizado com o desenvolvimento em habilidades de Pensamento Computacional (PC). Devido a restrições de tempo no semestre letivo, é difícil para os professores oferecerem essa oportunidade através de ambientes de autoria específicos, como Alice e Scratch. Por essa razão, foi criado um jogo casual sério para apoiar no desenvolvimento dessas habilidades. Jogos casuais são caracterizados pelas missões curtas e rápidas, e isso pode ser favorável como atividades extraclasse. Um ciclo de avaliação já foi concluído em um curso de graduação e outro está em andamento noutro curso. Os detalhes do jogo, da sua utilização, a opinião dos alunos e o parecer do professor são apresentados nesse artigo. A principal contribuição desse artigo é elencar alguns princípios que possam auxiliar no desenvolvimento de jogos para o aprendizado de programação através de tarefas com PC.

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Publicado
2016-07-04
Como Citar
VAHLDICK, Adilson et al. Pensamento Computacional Praticado com um Jogo Casual Sério no Ensino Superior. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI), [S.l.], p. 2303-2312, jul. 2016. ISSN 2595-6175. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/9674>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9674.