Uma Plataforma Ubíqua e Pervasiva para Distribuição de Conteúdo em Ambientes Educacionais

  • André Felipe Monteiro CEFET/RJ
  • Dalbert Matos Mascarenhas CEFET/RJ
  • Laura Silva de Assis CEFET/RJ

Resumo


Nos dias atuais, em grande parte dos ambientes educacionais, o processo de comunicação com os alunos é realizada de forma ad hoc, com baixa padronização e pouca interação entre as partes. Entretanto, uma comunicação mais dinâmica é demandada pelo perfil jovem da maior parte dos alunos. Desta forma, os dispositivos móveis apresentam-se como um canal eficiente e flexível de atingir esse público. Nesse cenário, apresentamos uma plataforma ubíqua e pervasiva para prover a distribuição de conteúdo educacional utilizando um modelo sensível a contexto. Assim, a plataforma pode atender às demandas específicas informadas pelo usuário, e também reagir ao contexto atual do mesmo, enviando conteúdos personalizados conforme aspectos pré-definidos como localização, perfil, dentre outros.

Referências

Ahuja, R. K., Magnanti, T. L., and Orlin, J. B. (1993). Network flows: theory, algorithms, and applications. Prentice Hall.

Campos, A., Gardiman, R., and Madeira, C. (2015). Gamificação de uma disciplina introdutória de programação. 35o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC’15), 23o Workshop sobre Educação em Computação (WEI’ 15).

Charland, A. and Leroux, B. (2011). Mobile application development: web vs. native. Communications of the ACM, 54(5):49–53.

Chaves, J. O. M., Castro, A. F., Lima, R. W., Lima, M. V. A., and Ferreira, K. H. (2013). Mojo: Uma ferramenta de auxílio `a elaboração, submissão e correção de atividades em disciplinas de programação. 33o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC’13), 21o Workshop sobre Educação em Computação (WEI’ 13).

Gavalas, D. and Economou, D. (2011). Development platforms for mobile applications: Status and trends. Software, IEEE, 28(1):77–86.

Mascarenhas, D., Rubinstein, M., and Sztajnberg, A. (2008). Uma nova métrica para protocolos de roteamento em redes em malha sem fio. XXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores-SBrT.

Nurseitov, N., Paulson, M., Reynolds, R., and Izurieta, C. (2009). Comparison of json and xml data interchange formats: A case study. Caine, 2009:157–162.

Orlandi, B. H. and Isotani, S. (2012). Uma ferramenta para distribuic¸ao de conteúdo educacional interativo em dispositivos móveis. 23o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Rabello, S., Barbosa, J. L., Oliveira, J., Wagner, A., Barbosa, D. N., and Bassani, P. B. (2012). Um modelo para colaboração em ambientes descentralizados de educação ubíqua. In Anais do 23o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (CBIE’12), volume 23.

Santos, C. J., Franco, M. E., and Corsini, H. C. (2013). Algbr: Uma nova ferramenta para apoio ao ensino/aprendizagem de lógica computacional por meio da construção e testes de algoritmos. 33o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC’13), 21o Workshop sobre Educação em Computação (WEI’ 13).

Silva, L. C. N., Neto, F. M. M., and Júnior, L. J. (2011). Mobile: Um ambiente multiagente de aprendizagem móvel para apoiar a recomendação sensível ao contexto de objetos de aprendizagem. In Anais do 22o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (CBIE’11), 17o Workshop de Informática na Escola (WIE’11), volume 1.

Vahldick, A., Mendes, A. J., Marcelino, M. J., Hogenn, M., and Schoeffel, P. (2015). Testando a divers˜ao em um jogo sério para o aprendizado introdutório de programação. 35o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC’15), 23o Workshop sobre Educação em Computação (WEI’ 15).

Wang, G. (2011). Improving data transmission in web applications via the translation between xml and json. In Communications and Mobile Computing (CMC), 2011 Third International Conference on, pages 182–185. IEEE.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
MONTEIRO, André Felipe; MASCARENHAS, Dalbert Matos; DE ASSIS, Laura Silva. Uma Plataforma Ubíqua e Pervasiva para Distribuição de Conteúdo em Ambientes Educacionais. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2432-2441. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9687.