Utilização do Mastery Learning em sala de aula: uma abordagem integrada aos Mundos Virtuais

  • Felipe Becker Nunes UFRGS
  • Fabrício Herpich UFRGS
  • Manuel Constantino Zunguze UFRGS
  • José Valdeni de Lima UFRGS

Resumo


Este artigo descreve de forma geral a teoria do Mastery Learning, tendo como proposta sua utilização de forma conjunta com os Mundos Virtuais (OpenSim) para averiguar o desempenho dos estudantes. Estudantes do curso de Ciências Contábeis em uma disciplina de informática geral aprenderam tópicos referentes ao uso de HTML. Os resultados preliminares obtidos com esta proposta foram positivos e instigadores, assim como foram esclarecidas as dificuldades existentes na aplicação desta pesquisa.

Referências

BLOOM, B. S. Learning for Mastery. Regional Education Laboratory for the Carolinas and Virginia, Topical Papers and Reprints, v. 1, n. 2, 1968.

CORREIA, A. L.; COSTA, D. V. B. DA; BARBOSA, A. DE A.; COSTA, E. DE B. Uso de avaliação por pares em disciplinas introdutórias de programação. Workshop sobre Educação em Computação, p.1–10, 2015.

DALSASSO, P.; BOS, A. S.; BERNARDI, G.; MÜLLER, F. M.; CORDENONSI, A. Z. Resgatando A História da Computação através de um Museu Virtual 3D Interativo. Workshop sobre Educação em Computação, p.1–10, 2014.

FERNÁNDEZ-GALLEGO, B.; LAMA, M.; VIDAL, J. C.; MUCIENTES, M. Learning analytics framework for educational virtual worlds. Procedia Computer Science, v. 25, p. 443–447, 2013.

GRIOL, D.; MOLINA, J.; CALLEJAS, Z. An approach to develop intelligent learning environments by means of immersive virtual worlds. Journal of Ambient Intelligence and Smart Environments, v. 6, n. 2, p. 237–255, 2014.

GUSKEY, T. Lessons of Mastery Learning. Educational Leadership, v. 2, n. 68, p. 52–57, 2010.

HERPICH, F.; NUNES, F. B.; VOSS, G. B.; JARDIM, R. R.; MEDINA, R. D. Ambiente Virtual Imersivo para ensino em Redes de Computadores: uma proposta usando Agentes Inteligentes. 25o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) - 3o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), p.65–69, 2014.

JOHNSON, C. M.; VORDERSTRASSE, A.; SHAW, R. Virtual Worlds in Health Care Higher Education. Journal of Virtual Worlds Research, v. 2, n. 2, p. 1–12, 2009.

KAZU, I. Y.; KAZU, H.; OZDEMIR, O. The Effects of Mastery Learning Model on the Success of the Students Who Attended “Usage of Basic Information Technologies” Course. Educational Technology & Society, v. 8, n. 4, p. 233–243, 2005.

LEONARD, W. J.; HOLLOT, C. V.; GERACE, W. J. Mastering Circuit Analysis: An innovative approach to a foundational sequence. 38th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, p.1–6, 2008.

LIN, C. H.; LIU, E. Z.; CHEN, Y.; et al. Game-Based Remedial Instruction in Mastery Learning for Upper-Primary School Students. Educational Technology & Society, v. 16, n. 2, p. 271–281, 2013.

LÓPEZ, E. El mastery learning a la luz de la investigación educativa. Revista Educación, v. 340, p. 625–665, 2006.

MARTELEIRA, C. P. Mastery Learning – a revalorização de um modelo de ensinoaprendizagem em cursos profissionais?, Dissertação de Mestrado, Portugal, 2010.

NUNES, F. B.; VOSS, G. B.; HERPICH, F.; et al. Viewers para ambientes virtuais imersivos: uma análise comparativa teórico-prática. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 1, p. 1–10, 2013.

ORGAZ, G. B.; R-MORENO, M. D.; CAMACHO, D.; BARRERO, D. F. Clustering avatars behaviours from virtual worlds interactions. Proceedings of the 4th International Workshop on Web Intelligence & Communities, 2012.

PURBOHADI, D.; NUGROHO, L.; SANTOSA, I.; KUMARA, A. GaMa Feedback Learning Model: Basic Concept and Design. Journal of e-Learning and Knowledge Society, v. 9, n. 3, p. 67–77, 2013.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
NUNES, Felipe Becker; HERPICH, Fabrício; ZUNGUZE, Manuel Constantino; DE LIMA, José Valdeni. Utilização do Mastery Learning em sala de aula: uma abordagem integrada aos Mundos Virtuais. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2442-2451. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9688.