Desvendando as Heurísticas de Nielsen: Um Jogo Educacional como ferramenta para o ensino em IHC

  • Matheus Soppa Geremias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Pedro Henrique Serpa Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Igor Schiessl Froehner Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Isabela Gasparini Universidade do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-8094-9261

Resumo


O processo de ensino e aprendizagem sobre métodos de avaliação de usabilidade pode ser uma tarefa desafiadora. Buscando formas alternativas para este processo, este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo físico educacional intitulado "Desvendando as Heurísticas de Nielsen". O jogo foi desenvolvido em sala de aula por estudantes de graduação, apoiados pela professora da disciplina e tem como objetivo auxiliar estudantes no processo de ensino-aprendizagem acerca do método de Avaliação Heurística. De maneira a oferecer um maior dinamismo para os jogadores, segue-se o estilo do jogo "Imagem e Ação". Espera-se que o jogo seja amplamente utilizado e possa engajar estudantes nos estudos sobre a Avaliação Heurística.
Palavras-chave: Avaliação de Usabilidade, Avaliação Heurística, Jogo, Ensino-aprendizagem

Referências

Barbosa, S. D. J., Silva, B. S. d., Silveira, M. S., Gasparini, I., Darin, T., and Barbosa, G. D. J. (2021). Interação Humano-Computador e Experiência do Usuário. Autopublicação. ISBN 978-65-00-19677-1, https://leanpub.com/ihc-ux.

da Cruz, A. K. B. S. and Soares Neto, C. d. S. (2015). Revisitando as heurísticas de avaliação de Nielsen para análise de usabilidade em jogos de tabuleiro não virtuais. Human Factors in Design, 3(06):35–47.

de Sales, A. B. and e Silva, M. S. (2020). Jogos sérios no processo de ensino e aprendizagem de interação humano-computador. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 552–561, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Klock, A. C., Nakazoni, I., Gasparini, I., and Hounsell, M. (2016). Avaliação de usabilidade de sistemas de gerenciamento de referências bibliográficas. In Anais do XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 494–501, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Mattar, J. (2017). Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: artesanato educacional.

Nielsen, J. (1993). Usability Engineering. Academic Press, 1st edition

Nielsen, J. and Molich, R. (1990). Heuristic evaluation of user interfaces. In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI ’90, page 249–256, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Priberam, D. (2022). Heurística. Priberam Informática, S.A., disponível em https://dicionario.priberam.org/heur%C3%ADstica.

Rosa, J., Schwarzelmüller, A., and Matos, E. (2015). Avaliação heurística da rede social educacional TecCiencia. In XV Escola Regional de Computação Bahia.
Publicado
17/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SOPPA GEREMIAS, Matheus; SERPA, Pedro Henrique; SCHIESSL FROEHNER, Igor; GASPARINI, Isabela. Desvendando as Heurísticas de Nielsen: Um Jogo Educacional como ferramenta para o ensino em IHC. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC (WEIHC), 13. , 2022, Diamantina/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1-6. DOI: https://doi.org/10.5753/weihc.2022.227550.