Desvendando as Heurísticas de Nielsen: Um Jogo Educacional como ferramenta para o ensino em IHC

  • Matheus Soppa Geremias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Pedro Henrique Serpa Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Igor Schiessl Froehner Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Isabela Gasparini Universidade do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-8094-9261

Resumo


O processo de ensino e aprendizagem sobre métodos de avaliação de usabilidade pode ser uma tarefa desafiadora. Buscando formas alternativas para este processo, este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo físico educacional intitulado "Desvendando as Heurísticas de Nielsen". O jogo foi desenvolvido em sala de aula por estudantes de graduação, apoiados pela professora da disciplina e tem como objetivo auxiliar estudantes no processo de ensino-aprendizagem acerca do método de Avaliação Heurística. De maneira a oferecer um maior dinamismo para os jogadores, segue-se o estilo do jogo "Imagem e Ação". Espera-se que o jogo seja amplamente utilizado e possa engajar estudantes nos estudos sobre a Avaliação Heurística.
Palavras-chave: Avaliação de Usabilidade, Avaliação Heurística, Jogo, Ensino-aprendizagem

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Publicado
17/10/2022
SOPPA GEREMIAS, Matheus; SERPA, Pedro Henrique; SCHIESSL FROEHNER, Igor; GASPARINI, Isabela. Desvendando as Heurísticas de Nielsen: Um Jogo Educacional como ferramenta para o ensino em IHC. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC (WEIHC), 13. , 2022, Diamantina/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1-6. DOI: https://doi.org/10.5753/weihc.2022.227550.