Estratégia para ensino remoto de IHC: relato de experiência a partir dos resultados do panorama de ensino de IHC

Resumo


Este artigo traz um relato de experiência de ensino remoto de IHC realizado no contexto da pandemia de COVID-19. As estratégias utilizadas na disciplina basearam-se nos resultados de um artigo publicado no WEIHC, edição 2021, que traz um panorama do ensino de IHC no Brasil, no período de 2016 a 2020. Desse artigo, foram selecionados os três desafios do ensino de IHC mais frequentes e, para cada desafio, foi elaborada uma estratégia pedagógica de ensino, também baseada nesse panorama. Os resultados mostram a percepção dos alunos e do professor frente às estratégias de ensino adotadas na disciplina.
Palavras-chave: Ensino de IHC, metodologias de ensino, estratégias de ensino, WEIHC

Referências

Klock, A. C. T., de Carvalho, M. F., Rosa, B. E., e Gasparini, I. (2014). Análise das técnicas de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE, 12 (2).

Lyra, K. and Isotani, S. (2017). Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade visual. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 6, page 46.

Martins, D. S. and Villela, M. L. B. (2021). Panorama do ensino de IHC no Brasil: uma análise dos anais do WEIHC de 2016 a 2020. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, pages 79–84. SBC.

Nielsen, J. and Molich, R. (1990). Heuristic evaluation of user interfaces. In Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing systems, pages 249–256.
Publicado
17/10/2022
MARTINS, Danilo Silveira; VILLELA, Maria Lúcia Bento. Estratégia para ensino remoto de IHC: relato de experiência a partir dos resultados do panorama de ensino de IHC. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC (WEIHC), 13. , 2022, Diamantina/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 7-12. DOI: https://doi.org/10.5753/weihc.2022.227513.