Inserindo um olhar de IHC no ensino de Engenharia de Requisitos: um relato de experiência

  • Alex Alan Santos Universidade Federal do Ceará
  • Maria Elanne Mendes Universidade Federal do Ceará
  • Anna Beatriz Marques Universidade Federal do Ceará

Resumo


A Engenharia de Requisitos compreende atividades que visam produzir e manter os requisitos de um sistema alinhados às necessidades dos usuários. Neste processo, a empatia torna-se relevante para compreender os problemas e expectativas dos usuários. Este artigo relata a adoção de técnicas que podem promovem um olhar de IHC no processo de Engenharia de Requisitos: personas e USARP. A técnica USARP propõe a condução de sessões de brainstorming para discutir requisitos de usabilidade e aspectos de interface de usuário. Uma experiência no ensino de Engenharia de Requisitos é apresentada explorando dois contextos: ensino remoto emergencial no semestre 2021/02 e retomada do ensino presencial em 2022/01. Um questionário de feedback foi elaborado para avaliar se as técnicas promoveram atitudes positivas durante o aprendizado dos estudantes. Os resultados indicam que as técnicas promoveram motivação, conexão, desenvolvimento do pensamento crítico e uma boa experiência de aprendizado aos estudantes.

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Publicado
17/10/2022
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SANTOS, Alex Alan; MENDES, Maria Elanne; MARQUES, Anna Beatriz. Inserindo um olhar de IHC no ensino de Engenharia de Requisitos: um relato de experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC (WEIHC), 13. , 2022, Diamantina/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 13-18. DOI: https://doi.org/10.5753/weihc.2022.227508.