Inserindo um olhar de IHC no ensino de Engenharia de Requisitos: um relato de experiência
Resumo
A Engenharia de Requisitos compreende atividades que visam produzir e manter os requisitos de um sistema alinhados às necessidades dos usuários. Neste processo, a empatia torna-se relevante para compreender os problemas e expectativas dos usuários. Este artigo relata a adoção de técnicas que podem promovem um olhar de IHC no processo de Engenharia de Requisitos: personas e USARP. A técnica USARP propõe a condução de sessões de brainstorming para discutir requisitos de usabilidade e aspectos de interface de usuário. Uma experiência no ensino de Engenharia de Requisitos é apresentada explorando dois contextos: ensino remoto emergencial no semestre 2021/02 e retomada do ensino presencial em 2022/01. Um questionário de feedback foi elaborado para avaliar se as técnicas promoveram atitudes positivas durante o aprendizado dos estudantes. Os resultados indicam que as técnicas promoveram motivação, conexão, desenvolvimento do pensamento crítico e uma boa experiência de aprendizado aos estudantes.
Referências
da Silva Martins, O. A., da Silva, M. R., and de Souza Almeida, V. (2021). Sala de aula invertida: Uma metodologia ativa na aprendizagem. Ensino em Perspectivas, 2(2):1–5.
de Oliveira, G. F., Ferreira, B., and Marques, A. B. (2020). Usarp method: eliciting and describing usability requirements with personas and user stories. In Proceedings of the 34th Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 437–446.
Fardo, M. L. (2013). A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote, 11(1).
Ferreira, B., Barbosa, S., and Conte, T. (2018). Creating personas focused on representing potential requirements to support the design of applications. In Proceedings of the 17th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–9.
Jeffries, R. (2001). Essential xp: Card, conversation, confirmation. https://ronjeffries.com/
Martins, D. S. and Villela, M. L. B. (2021). Panorama do ensino de ihc no brasil: uma análise dos anais do weihc de 2016 a 2020. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, pages 79–84. SBC.
Nascimento, N., Vivacqua, A., and Silva, M. (2019). Desafios da engenharia de requisitos ágeis centrada no usuário. In Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, pages 35–36. SBC.
Silva, W., Steinmacher, I., and Conte, T. (2019). Students’ and instructors’ perceptions of five different active learning strategies used to teach software modeling. IEEE Access, 7:184063–184077
Silveira, S. R., Pereira, A. S., Bertolini, C., Parreira, F., and Bigolin, N. (2018). Educação a distância, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas: possibilidades para o ensino de programação de computadores. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 1052.