A criação de jogos para o ensino de computação: uma análise comparativa

Resumo


Considerando os desafios do ensino de computação e a utilização de jogos digitais como maneira de auxiliar esse cenário, este artigo apresenta uma análise comparativa de três plataformas destinadas à criação de jogos, utilizadas no ensino de computação: Greenfoot, Scratch e GrameStation. Foram definidos, para a análise, tópicos comuns às ferramentas, bem como suas características individuais. A plataforma GrameStation, embora baseada em um formalismo matemático, possui características equivalentes às demais, sendo possível a discussão quanto a sua utilidade para a introdução da especificação formal no ensino de computação.
Palavras-chave: Criação de jogos, Educação em computação, Greenfoot, Scratch, GrameStation

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Publicado
17/11/2021
SILVA, Júlia Veiga da; DA SILVA JUNIOR, Braz Araujo; FOSS, Luciana; CAVALHEIRO, Simone André da Costa. A criação de jogos para o ensino de computação: uma análise comparativa. In: WORKSHOP-ESCOLA DE INFORMÁTICA TEÓRICA (WEIT), 6. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1-8. DOI: https://doi.org/10.5753/weit.2021.18915.