Consolidando a Modelagem do Jogo Aventura Espacial

Resumo


Atividades lúdicas e desplugadas têm sido propostas como alternativas viáveis economicamente e com inserção de inovação metodológica para incremento da aprendizagem na Educação Fundamental, via aplicação de conceitos e técnicas da computação. Neste contexto, descreve-se a consolidação da atividade Aventura Espacial, apresentando a modelagem da sua etapa final, identificada como Tarefa 5. Nesta etapa, a execução das jogadas promove aprendizagem via simulação de uma jornada científica espacial. São trabalhados os conceitos de abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e estimulam-se ainda a busca de soluções para eficiência energética e avaliação da correção na organização de dados.
Palavras-chave: Pensamento computacional, Educação em computação, Vetores, Matrizes

Referências

Bell, T., Witten, I. H., and Fellows, M. (2015). Computer Science Unplugged: an enrichment and extension programme for primary-aged students.

ExpPC (2013). Explorando o pensamento computacional desde o ensino fundamental. https://wp.ufpel.edu.br/pensamentocomputacional/. UFPel.

Jagušt, T., Krzic, A. S., Gledec, G., Grgi´c, M., and Bojic, I. (2018). Exploring different unplugged game-like activities for teaching computational thinking. In 2018 IEEEFrontiers in Education Conference (FIE), pages 1–5. IEEE.

Kalile, P. A. (2019). Programação como uma ferramenta no ensino de matrizes. In XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. UNICSUL.

Rosa, Y. S., Reiser, R. H. S., Cavalheiro, S. A. C., Foss, L., and Bois, A. R. D. (2021). Aventura espacial: Proposta de atividade para o desenvolvimento do pensamento computacional. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 1–10, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Wing, J. (2006). Computational thinking. Commun. of the ACM, 49(3):33–35.
Publicado
17/11/2021
ROSA, Yuri da Silva; REISER, Renata Hax Sander; CAVALHEIRO, Simone André da Costa; FOSS, Luciana; DU BOIS, André Rauber. Consolidando a Modelagem do Jogo Aventura Espacial. In: WORKSHOP-ESCOLA DE INFORMÁTICA TEÓRICA (WEIT), 6. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 54-59. DOI: https://doi.org/10.5753/weit.2021.18922.