Gramers: Agentes Pedagógicos para uma plataforma de jogos baseada em Gramática de Grafos

Resumo


Este artigo apresenta a proposta de agentes pedagógicos para o GrameStation, um motor de jogos baseado em Gramática de Grafos. No GrameStation, a criação de um jogo corresponde à especificação de uma gramática. Ainda que intuitiva, a especificação de uma Gramática de Grafos pode não ser trivial àqueles que não possuem conhecimento prévio. Isto torna necessária a presença de agentes pedagógicos, com o objetivo de auxiliar os usuários durante sua experiência. Neste sentido, quatro agentes, denominados gramers, são propostos. Exemplos da interação dos gramers na plataforma são ilustrados.
Palavras-chave: GrameStation, agentes pedagógicos, gramática de grafos

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Publicado
17/11/2021
SILVA, Júlia Veiga da; DA SILVA JUNIOR, Braz Araujo; FOSS, Luciana; CAVALHEIRO, Simone André da Costa. Gramers: Agentes Pedagógicos para uma plataforma de jogos baseada em Gramática de Grafos. In: WORKSHOP-ESCOLA DE INFORMÁTICA TEÓRICA (WEIT), 6. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 80-87. DOI: https://doi.org/10.5753/weit.2021.18926.