AnimA: Protótipo para Reconhecimento dos Estados de Ânimo no Processo de Aprendizagem

  • Magalí Teresinha Longhi UFRGS
  • Magda Bercht UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS

Resumo


O reconhecimento da afetividade em máquina é um dos desafios da Computação Afetiva. Os estados de ânimo são aspectos afetivos relacionados a temas como: estar ou não animado, estar indiferente, estar ou não frustrado, etc., fatores importantes a considerar no processo de aprendizagem. Este trabalho propõe incorporar dimensões afetivas em ambientes virtuais de aprendizagem. Para tanto, apresenta-se o protótipo AnimA, direcionado à inferência de diferentes estados de ânimo durante a construção de conhecimento, tendo em conta as interações do aluno com colegas e professor através das ferramentas de comunicação do ambiente virtual de aprendizagem ROODA.

Referências

Beedie, C. J.; Terry, P. C.; Lane, A. M. “Distinctions between emotion and mood,” Cognition and Emotion, vol. 19, no. 6, pp. 847–878, 2005.

Behar, P. A.; Leite, S. M.; Bordini, S.; Souza, L. B.; Siqueira, L. G.. “Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: O Caso do ROODA na UFRGS”. In: Revista Avances en Sistemas e Informática, v. 4, p. 81-100, Bogatá, 2007.

Bercht, M.. “Em Direção a Agentes Pedagógicos com Dimensões Afetivas”. Instituto de Informática. UFRGS. Tese de Doutorado. 2001.

Burke, P. J.“Identities, events, and moods”. Advances in Group Processes, 21, 25-49. 2004.

Conati, C.; Maclaren, H. “Evaluating a Probabilistic Model of Student Affect”. In: ITS'04, International Conference on Intelligent Tutoring Systems, Maceio, Brazil. 2004.

Damásio, A. “O Erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano”. Tradução: Dora Vicente e Georgina Segurado. São Paulo: Cia das Letras, 1996.

Ekman, P.. Basic Emotions In: T. Dalgleish and T. Power (Eds.) “The Handbook of Cognition and Emotion”. p. 45-60. Sussex, U.K.: John Wiley & Sons, Ltd. 1999.

Jaques, P. A., & Vicari, R. “Considering Student's Emotions in Computer Mediated Learning Environments”. In: Z. Ma (Ed). Web-based Intelligent e-Learning Systems: Technologies and Applications (pp.122-138). Hershey, PA: Information Science Publishing. 2005.

Ji, Q. & Hu, R. “3D Face Pose Estimation and Tracking from a Monocular Camera”. In: Image and Vision Computing, v.20, issue 7, pp.499-511, 2002.

Kapoor, A. & Picard, R. E. “Multimodal Affect Recognition in Learning Environments”. In: ACM MM’05, November 6-11, Singapore. 2005.

Kapur, A., Kapur, A., Virji-Babul, N., Tzanetakis, G. &. Driessen, P.F. “Gesture-Based Affective Computing on Motion Capture Data”. In: Proceedings of the International Conference on Affective Computing and Intelligent Interaction (ACII), Beijing, China, October, 2005.

Liao, W., Zhang, W., Zhu, Z., Ji, Q. & Gray, W. D. “Toward a decision-theoretic framework for affect recognition and user assistance”. In: International Journal of Human-Computer Studies, 64 (9) pp. 847-873. 2006.

Lorenzatti, A. “Uma Ferramenta de mineração de texto para um editor de texto coletivo”. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação). UCS, Caxias do Sul. 2007.

Macedo, A. L. “Aprendizagem em ambientes virtuais: o olhar do aluno sobre o próprio aprender”. Porto Alegre: UFRGS. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação. 2005.

Morris, W. N. “A functional analysis of the role of mood in affective systems”. In: M. S. Clark. 1992. (Ed.), Emotions (pp. 256–293). Newbury Park, CA: Sage.

Ortony, A; Clore, G. & Collins. A. “The cognitive structure of emotions”. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

Piaget, J. “The relation of affectivity to intelligence in the mental development of the child”. In: Bulletin of the Menninger clinic. vol. 26, no 3. 1962.

Piaget, J. “Problemas de psicologia genética”. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

Picard, R. W. “Affective Computing”. Cambridge: MIT Press. 1997. Pergher, G.; Grassi, R.; Ávila, L. M. & Stein, L. M. “Memória, Humor e Emoção”.

Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, v. 28, n. 1, p. 61-68, 2006. Scherer, K. “What are emotions? And how can they be measured?”. In: Social Science Information 44 (4), 695–729. 2005.

Scherer, K. R. “How Emotion is Expressed in Speech and Singing”. ICPhS 95, Vol. 3, p. 90. 1995.

Vygotski, L.S. “A construção do pensamento e da linguagem”. São Paulo: Martins Fontes, 2001. Wallon, H. “As origens do caráter na criança: os prelúdios do sentimento de personalidade”. São Paulo: Difusão Européia do Livro. 1971.

Zeng, Z.; Ming,J.T.; Zhang, T.; Rizzolo, N.; Zhang, Z. “Bimodal HCI-related affect recognition”. In: Proc. 6th Int. Conf. on Multimodal Interfaces, pp.137–143, 2004.
Publicado
28/05/2008
LONGHI, Magalí Teresinha; BERCHT, Magda; BEHAR, Patricia Alejandra. AnimA: Protótipo para Reconhecimento dos Estados de Ânimo no Processo de Aprendizagem. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 2. , 2008, Santa Cruz do Sul/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008 . p. 54-63. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2008.33077.