Especificação de um Jogo de Empresa para a Prática do Empreendedorismo sob a perspectiva da Engenharia de Software Orientada a Agentes

  • Francine Gottfried Sacchis UNIFRA
  • Giliane Bernardi UNIFRA

Resumo


Este trabalho apresenta a modelagem e especificação de um jogo de empresa informatizado de apoio ao ensino de empreendedorismo. O mesmo é baseado em um jogo de empresa manual existente na literatura, denominado “Cinema” (Venture Capital). O processo de modelagem do jogo foi realizado de acordo com a Engenharia de Software Orientada a Agentes, através do modelo organizacional MOISE+.

Referências

Cornélio Filho, P. (1998) “O Modelo de Simulação do GPCP-1: Jogo do Planejamento e Controle da Produção”, Dissertação (Mestrado), Pós-Graduação em Engenharia da Produção e Sistemas, UFSC, Florianópolis.

Hubner, J.F., Sichman, J.S. (2007) “Organização e Sistemas Multiagentes”, Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos – WESAAC. Universidade Católica de Pelotas, RS, Brasil. 16 a 18 de abril.

Hubner, J.F. (2003) “Um Modelo de Reorganização de Sistemas Multiagentes”. Tese (Doutorado) – Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. São Paulo.

Vicente, P. (2001) “Jogos de Empresa”, São Paulo: Makron Books.
Publicado
28/05/2008
SACCHIS, Francine Gottfried; BERNARDI, Giliane. Especificação de um Jogo de Empresa para a Prática do Empreendedorismo sob a perspectiva da Engenharia de Software Orientada a Agentes. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 2. , 2008, Santa Cruz do Sul/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008 . p. 168-171. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2008.33089.