A Markovian Multiagent Musical Composer

  • Joel L. Carbonera UCS
  • João L. T. Silva UCS

Resumo


Neste artigo, é proposto um modelo computacional para síntese melódica estocástica baseado em uma abordagem desenvolvida sobre sistemas multiagentes reativos. As abordagens tradicionais de composição musical automática obtém probabilidades de transição de estados através da análise estatística de fragmentos musicais fornecidos pelo usuário, o que tende a gerar resultados musicais muito semelhantes aos fragmentos musicais iniciais. Buscando alternativas a estas características, consideramos um modelo computacional em três camadas: a primeira camada é responsável pela geração de matrizes de probabilidades de transição de estados (alturas e durações de notas musicais). A segunda camada, através da interação do usuário, gera modelos probabilísticos para geração de segmentos melódicos (MPGSM) a partir das matrizes. A terceira camada finaliza o processo de síntese melódica estocástica com estes segmentos. Este modelo tem como objetivo reduzir a influência do compositor na geração final, a fim de buscar a construção de estuturas melódicas que não foram pensadas inicialmente pelo compositor. Desta forma, este trabalho não trata computacionalmente a análise da qualidade estética do resultado melódico, uma vez que o foco é a geração espontânea das informações iniciais que nortearão a síntese melódica estocástica.

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Publicado
02/05/2012
CARBONERA, Joel L.; SILVA, João L. T.. A Markovian Multiagent Musical Composer. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 6. , 2012, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 117-128. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2012.33140.