Animated pedagogical agent as learning companion

  • Jun Hong Silva UFGD
  • Letícia Simioni Couto UFGD
  • Carla A. Barvinski UFGD
  • Valguima V. V. A. Odakura UFGD

Resumo


Neste trabalho é apresentado um Agente Pedagógico Animado (APA) desenvolvido para executar em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) atuando como companheiro de aprendizagem do aluno, tentando suprir as necessidades afetivas nesse ambiente. Foi aplicada uma pesquisa de opinião com alunos de graduação em um curso de Computação cujos resultados apontam o sucesso do APA.

Referências

A. F. Andrade and R. M. Vicari, “Construindo um ambiente de aprendizagem a distância inspirado na concepção sociointeracionista de vygotsky,” in Educação on-line: teorias, práticas, legislação, formação corporativa., M. Silva, Ed. São Paulo: Loyola, 2003.

A. Gulz and M. Haake, “Design of animated pedagogical agents-a look at their look,” Int. J. Hum.-Comput. Stud., vol. 64, no. 4, pp. 322–339, Apr. 2006. [Online]. DOI: 10.1016/j.ijhcs.2005.08.006

R. Gomes, D. N. Barbosa, and C. F. Geyer, “Lassalinho - um agente pedagógico animado em um ambiente multiagente para educação a distância,” RENOTE, vol. 3, 2010.

A. C. D. C. BAPTISTA, “Companheiros virtuais em dispositivos móveis: O caso do pequeno mozart.” Master’s thesis, Universidade do Aveiro, 2010.

A. A. K. d. S. Rejane Frozza, J. N. C. Schreiber, B. Lux, K. W. Molz, L. M. Kipper, M. P. Borin, A. B. de Carvalho, J. L. Baierle, and L. Sampaio, “Agentes pedagógicos emocionais atuando em um ambiente virtual de aprendizagem,” Revista Renote, vol. 9, 2011.

L. M. de Oliveira Fontes, F. M. M. Neto, F. A. Diniz, D. G. Carlos, L. J. Júnior, and L. C. N. da Silva, “Um agente pedagógico animado de apoio à aprendizagem baseada em problema,” IEEE-RITA, vol. 7, no. 4, pp. 182–188, Nov. 2012.

K. Ryokai, C. Vaucelle, and J. Cassell, “Virtual peers as partners in storytelling and literacy learning,” J. Comp. Assisted Learning, pp. 195–208, 2003.

A. L. Baylor, “The design of motivational agents and avatars,” Educational Technology Research & Development, 2011.

A. Baylor and Y. Kim, “Simulating instructional roles through pedagogical agents,” International Journal of Artificial Intelligence in Education, vol. 15, pp. 95–115, 2005.

J. P. Sansonnet, D. W. Correa, P. Jaques, A. Braffort, and C. Verrecchia, “Developing web fully-integrated conversational assistant agents,” in Proceedings of the 2012 ACM Research in Applied Computation Symposium, ser. RACS ’12. New York, NY, USA: ACM, 2012, pp. 14–19. [Online]. Available: [link]
Publicado
26/05/2013
SILVA, Jun Hong; COUTO, Letícia Simioni; BARVINSKI, Carla A.; ODAKURA, Valguima V. V. A.. Animated pedagogical agent as learning companion. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 7. , 2013, São Paulo/SP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 133-135. ISSN 2326-5434.