Um modelo de Multiagentes Normativos para Descrição de Personagens de Jogos Sérios

  • Jonathan Morris Samara UTFPR / Institutos Lactec
  • Cesar Augusto Tacla UTFPR
  • Sebatião Ribeiro Junior Institutos Lactec / UFPR
  • Bruno Soares de Souza Institutos Lactec
  • Klaus de Geus Companhia Paranaense de Energia
  • Rafael Bee Companhia Paranaense de Energia
  • Sergio Scheer UFPR

Resumo


A investigação no campo de jogos sérios está atraindo grande atenção da comunidade acadêmica. A lógica deôntica e sistemas normativos possuem uma grande importância no desenvolvimento de jogos sérios. Agentes normativos englobam representações computacionais das relações sociais, estruturais e deônticas no contexto de organização em sistemas multiagentes. O objetivo desse trabalho consiste em desenvolver uma ontologia para especificar personagens e suas missões como agentes normativos em jogos sérios inspirando-se na definição de organização de Moise+, no contexto de uma aplicação destinada ao treinamento de eletricistas de linha viva que atuam em subestações. Foi feita a implementação de um protótipo de um jogo sério a partir da ontologia, com o uso do Moise+ e a Unreal Engine. Os resultados indicam que o uso da ontologia de especificação é satisfatória para esse tipo de aplicação. Os resultados também indicam a necessidade de representar objetos, ferramentas e problemas que devem ser resolvidos pelos personagens do jogo.

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Publicado
02/05/2018
SAMARA, Jonathan Morris; TACLA, Cesar Augusto; RIBEIRO JUNIOR, Sebatião; SOUZA, Bruno Soares de; GEUS, Klaus de; BEE, Rafael; SCHEER, Sergio. Um modelo de Multiagentes Normativos para Descrição de Personagens de Jogos Sérios. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 12. , 2018, Fortaleza/CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 49-60. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2018.33254.