Agente inteligente Aplicado em Jogos Digitais

  • Patrick P. Rodrigues UNIFTEC
  • João L. T. da Silva UNIFTEC

Resumo


Atualmente a área de Jogos Digitais procura oferecer cada vez mais realismo e imersividade, promovendo uma melhor experiência ao jogador. E o jogador espera um comportamento cada vez mais natural dos NPCs (Non-Player Character), procurando uma adaptação mais natural das interações com o contexto do jogo. Neste sentido, a Inteligência Artificial, na sua área de Sistemas Multiagentes, oferece uma tecnologia promissora para implementar NPCs cognitivos inteligentes. No entanto, características específicas em motores de jogos, como aspectos de tempo real, sincronização e comunicação não são facilmente compatíveis em termos de plataformas multiagentes, dificultando a completa integração de técnicas de IA neste contexto. Por outro lado, a característica de autonomia dos agentes pode oferecer benefícios para uma jogabilidade mais convincente, sendo até necessária para jogos sérios, por exemplo. Neste artigo, vamos nos concentrar na modelagem de um componente decisional em um agente NPC para definir um comportamento inteligente do NPC, que seja adaptativo de acordo com a maneira de jogar específica de cada jogador. Esperamos, com estas ideias e protótipo iniciais, experimentar o conceito dos agentes inteligentes aplicado à área de jogos digitais, utilizando uma rede neural artificial como componente decisional.

Referências

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Publicado
02/05/2018
RODRIGUES, Patrick P.; SILVA, João L. T. da. Agente inteligente Aplicado em Jogos Digitais. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 12. , 2018, Fortaleza/CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 232-237. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2018.33271.