Uma Proposta Híbrida baseada em Agentes e Algoritmos Genéticos para a determinação dos tempos de semáforo visando a redução da Poluição: Estudo de caso do Centro de Rio grande/RS

  • Míriam Blank Born FURG
  • Diana F. Adamatti FURG
  • Marilton Sanchotene de Aguiar UFPEL
  • Weslen Schiavon de Souza UFPEL

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta, com abordagem baseada em agentes, de aplicação dos Algoritmos Genéticos (AG) para o controle otimizado de semáforos no tráfego de veículos na cidade de Rio Grande/RS, bem como uma análise da dispersão de poluentes, utilizando o simulador de mobilidade urbana SUMO (Simulation of Urban Mobility).

Referências

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SUMO – “Simulation of Urban Mobility” (2012), [link], December.
Publicado
01/06/2015
BORN, Míriam Blank; ADAMATTI, Diana F.; AGUIAR, Marilton Sanchotene de; SOUZA, Weslen Schiavon de. Uma Proposta Híbrida baseada em Agentes e Algoritmos Genéticos para a determinação dos tempos de semáforo visando a redução da Poluição: Estudo de caso do Centro de Rio grande/RS. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 9. , 2015, Niterói/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 221-226. ISSN 2326-5434.