Ambiente Virtual Personalizado baseado em Estilos de Aprendizagem: uma abordagem avaliativa com as ferramentas Face Reader e Eye Tracker

  • Danielli Cossul UNISC
  • Brunno José Fagundes UNISC
  • Guilherme Ferreira UNISC
  • Rejane Frozza UNISC
  • William Andrei Nascimento da Silveira UNISC

Resumo


Esta pesquisa refere-se ao desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem personalizado, capacitado para identificar os estilos de aprendizagem dos usuários, com a atuação do Agente Pedagógico Dóris. Objetiva-se identificar a relação estabelecida entre os Estilos de Aprendizagem, apresentação de conteúdos e a interação com a Dóris. O dispositivo Eye Tracker e o software Face Reader foram adotados como ferramentas metodológicas, a fim de avaliar os resultados da interação dos usuários com o Ambiente Virtual. Essa abordagem permitiu observar que a preferência acerca do modelo da apresentação do conteúdo está estreitamente relacionada à orientação do assunto abordado, podendo variar de acordo com a área do conhecimento trabalhada.

Referências

Bauman, Zygmunt. (2007) Tempos Líquidos. 7 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p. 1-119.

Behar, P.; Bernardi, M.; Frozi, A., and Kellen, K. (2007). ROODA: desenvolvimento, implementação e validação de um AVA para UFRGS. XII Taller Internacional de Software Educativo TISE, v. 2007, p. 321-338.

Bijlstra, G., and Dotsch, R. (2011). FaceReader 4 emotion classification performance on images from the Radboud Faces Database. Unpublished manuscript, Department of Social and Cultural Psychology, Radboud University Nijmegen, Nijmegen, The Netherlands.

Borin, M; Frozza, R.; Kipper, L. and Schreiber J. N. C. (2012) Virtual Learning Environments with Emotional Pedagogical Agents for Training in Organizations. In: International Conference on Industrial Engineering and Operations Management (ICIEOM), Guimarães, Portugal.

Boulic, R. and Renault, O. (1991) “3D Hierarchies for Animation”, In: New Trends in Animation and Visualization, Edited by Nadia Magnenat-Thalmann and Daniel Thalmann, John Wiley & Sons ltd., England.

CAPES: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, disponível em: [link] Acesso em 27 de fevereiro de 2019.

Cardoso, Tereza; Alarcão, Isabel and Antunes, Celorico J. (2010) Revisão da literatura e sistematização do conhecimento. Porto: Porto.

Cortes, E. G.; Bagatini, D. D. da S. and Frozza, R. (2016) Métodos E Técnicas De Processamento De Linguagem Natural Para Chatterbots: Análise De Trabalhos Relacionados. In: XXIII Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP). Bauru: UNESP, p. 1-12.

Cossul,, D.; Frozza, R.; Fagundes, B. J.; Ferreira, G.; Kipper, L. M. and Witczak, M. V. C. (2018) Evolução do agente pedagógico emocional Dóris em um ambiente virtual de aprendizagem. In: Editora Poisson. (Org.). Gestão da Produção em Foco. 1ª ed. Belo Horizonte: Poisson, v. 24, p. 28-38.

Costas, Rodrigo. (2017) Discussões gerais sobre as características mais relevantes de infraestruturas de pesquisa para a cientometria. Bibliometria e Cientometria no Brasil: infraestrutura para avaliação da pesquisa científica na Era do Big Data, ECA - USP, São Paulo, p. 19-42.

Ekman, P., and Keltner, D. (1970). Universal facial expressions of emotion. California mental health research digest, 8(4), 151-158.

Ekman, Paul. (2011) A linguagem das emoções. 3. ed. São Paulo: Lua de Papel, p. 1-288. FaceReder disponível em: [link]

Fagundes,, B. J. and Frozza, R. (2017) Desenvolvimento De Modelos De Apresentação De Conteúdo Baseados Em Estilos Cognitivos De Aprendizagem. In: Encontro Nacional De Engenharia De Produção, Joinville. XXXVII ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Joinville: ABEPRO, p. 1-16.

Felder, R. M. and Silverman, L. K. (1988) Learning and teaching styles in engineering education. Engineering education, v.78, n. 7, p. 674-681.

Fleming, N. D. (1995) I’m different; not dumb. modes of presentation (vark) in the tertiary classroom. In Research and development in higher education, Annual Conference of the Higher Education and Research Development Society of Australasia (HERDSA), HERDSA, v. 18, p. 308-313.

Flores, M. S; Frozza, R.; Bagatini, D. D. S. and da Cruz, M. E. J. K. (2013) Uso de rede neural artificial para determinar o estilo cognitivo do aprendiz. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 717-726.

Friesen, E., and Ekman, P. (1978). Facial action coding system: a technique for the measurement of facial movement. Palo Alto.

Frozza, R.; da Silva, A. A. K; Schreiber, J. N. C.; Lux, B.; Molz, K. W.; Kipper, L. M.; Borin, M. P.; de Carvalho, A. B.; Baierle, J. L. and Sampaio, L. (2011) Agentes pedagógicos emocionais atuando em um ambiente virtual de aprendizagem. RENOTE, v.9, n. 1.

Frozza, R.; Kipper, L. M.; Fagundes, T. S. and Witczak, M. V. C. (2016) Táticas De Ensino Em Ambientes Virtuais De Aprendizagem: Perspectivas em Habilidades Cognitivas. In: XII Congresso Nacional De Excelência Em Gestão & Inovarse, Rio De Janeiro. p 1-11.

Gardner, H. (1994) Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Artes Médicas, p. 1-340.

Griesang, G. and FRozza, R. (2013) Desenvolvimento de um Mecanismo de Comunicação entre Agentes Pedagógicos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Dissertação de mestrado. Universidade de Santa Cruz Sul – UNISC.

Harley, J. M. (2015). Chapter 5 - Measuring Emotions: A Survey of Cutting Edge Methodologies Used in Computer-Based Learning Environment Research, In Emotions and Technology, p. 89-114. 2016.

Hawasly, M. A. R. K. and Mozzaquatro, P. M. (2012) Estilos e Estratégias de Aprendizagem Personalizadas a Alunos das Modalidades Presenciais e a Distância. Revista Brasileira de Informática, v. 20, n. 1.

Holton, M. and Alexander, S. (1995) “Soft Cellular Modeling: A Technique for the Simulation of Non-rigid Materials”, Computer Graphics: Developments in Virtual Environments, R. A. Earnshaw and J. A. Vince, England, Academic Press Ltd., p. 449-460.

Honey, P., and Munford, A. (1992) The manual of learning styles. p. 1-94.

Koc-Januchta, M.; Hoffler, T.; Thoma, G. B.; Prechtl, H. and Lautner, D. (2017) Visualizers versus verbalizers: effects of cognitive style on learning with texts and pictures - An eye-tracking study. Computers in Human Behavior, v. 68, p. 170-179.

Kolb, D.; Boyatzis, R. and Mainemelis, C. (1999) Experiential learning theory: Previous research and new directions. Department of organizational behavior. Weatherhead School of management. Case Western Reserve University.

Lin, Y. Y. and Holmqvist, K.; Miyoshi, K. and Ashida, H. (2017) Effects of detailed illustrations on science learning: an eye-tracking study. Instructional Science, v.45, n.5, p. 557-581.

Loijens, L. and Krips, O. (2013) Facereader methodology. Wageningen: Noldus Information Technology.

Mainieri, A. G.; Frozza, R.; Schreiber, J. and Molz, K.; (2005) Educational System based on Cognitive styles and/or Learning styles. In: XXVII Annual Conference of the Cognitive Science Society. Stresa.

Mayer, W. R. E. (2005) Principles for managing essential processing in multimedia learning: Segmenting, pretraining, and modality principles. The Cambridge handbook of multimedia learning, p. 169-182.

Meirelles, D. S.; Aguero, F. H.; Leon, D.; Santos, L. A. P. dos and Francisco, R. N. D. (2017) Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distância: um estudo exploratório. Future Studies Research Journal, SP, V.9.

Mongeon, P. and Paul-Hus, A. (2016) The journal coverage of Web of Science and Scopus: a comparative analysis. Scientometrics, v. 106, n. 1, p. 213-228.

Monteiro, Mara Rúbia Muniz and Pereira, Kelly Ticiana Azevedo. (2018) Educação a distância na era digital: perspectivas para pensar os novos atores virtuais - nativos e imigrantes digitais. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – CIET, p. 1-13.

Pereira, Flávia Maria. (2017) Impactos da Utilização das Tecnologias no Processo de Aprendizagem das crianças. Revista Multidisciplinar em Psicologia, p. 520-529.

Pimenta, A. A.; Portela, A. R. M. R.; De Oliveira, C. B. and Ribeiro, R. M. (2017) A bibliometria nas pesquisas acadêmicas. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão – Scientia, v. 4, p. 1-13.

Santos, C. T. dos; Frozza, R.; Dahmer A. and Gaspary, L. P. (2001) Dóris – Um Agente de Acompanhamento Pedagógico em Sistemas Tutores Inteligentes. In: XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – UFES, p. 97-105.

Schaefer, M.; Frozza, R; Silveira, R. A. and Rutsatz, R. F. (2015) Treinamentos E-Learning com estratégia de ensino baseada em animações. XX Congreso Internacional de Informática Eduactiva - TISE. Santiago: Universidad de Chile, v. 11, p. 786-791.

Van Kuilenburg, H., Wiering, M., and Den Uyl, M. (2005, October). A model based method for automatic facial expression recognition. Springer, Berlin, Heidelberg, In European Conference on Machine Learning, p. 194-205.

Wegner, W.; Frozza, R.; Bagatini, D. D. da S. and Da Cruz, M. E. J. K. (2015) Técnica de clusterização para determinar o estilo cognitivo de usuários em um ambiente virtual de aprendizagem. In: XX Congreso Internacional de Informática Eduactiva - TISE. Santiago: Universidad de Chile. v. 11. p. 444-449.

Yu, C. and K, C. (2017) Applying Face Reader to Recognize Consumer Emotions in Graphic Styles. Procedia CIRP, v. 60, p. 104-109.
Publicado
07/07/2020
COSSUL, Danielli; FAGUNDES, Brunno José; FERREIRA, Guilherme; FROZZA, Rejane; SILVEIRA, William Andrei Nascimento da. Ambiente Virtual Personalizado baseado em Estilos de Aprendizagem: uma abordagem avaliativa com as ferramentas Face Reader e Eye Tracker. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 14. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 219-230. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2020.33394.