Aplicando os Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no Ensino de Sistemas Multiagentes

  • Eduardo Ferreira CEFET/RJ
  • Livia de Lauro Antunes CEFET/RJ

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a aplicação dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na disciplina de Sistemas Multiagentes (SMA), ofertada no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação de uma instituição pública de ensino superior. A iniciativa faz parte de um projeto de ensino dedicado à construção de estratégias pedagógicas mais acessíveis, inclusivas e alinhadas à diversidade dos estudantes. Com base na metodologia Design Science Research (DSR), foram desenvolvidos um plano de aula e materiais didáticos estruturados a partir dos três princípios do DUA: múltiplas formas de representação, de ação/expressão e de engajamento. Embora ainda não tenham sido testados com uma turma formal, os materiais foram analisados por uma equipe docente e discente, e indicam potencial para ampliar a acessibilidade e o engajamento em disciplinas com alta carga conceitual, como é o caso de SMA. O artigo compartilha os fundamentos teóricos adotados, o processo de elaboração dos recursos didáticos e reflexões sobre como o DUA pode ser incorporado ao ensino de conteúdos complexos como de SMA.

Referências

Bazzan, A. L. C., Bordini, R., and Hübner, J. F. (2021). Teaching by practice the basis of consensus for multi-agent systems. IFAC-PapersOnLine, 54(13):159–164.

Beer, M., Fasli, M., and Richards, D., editors (2011). Multi-Agent Systems for Education and Interactive Entertainment: Design, Use and Experience. IGI Global, Hershey, PA.

CAST – Center for Applied Special Technology (2022). Universal design for learning guidelines version 2.2. [link]. Acesso em: 7 mai. 2025.

Dainez, D. and Smolka, A. L. B. (2014). O conceito de compensação no diálogo de vigotski com adler: desenvolvimento humano, educação e deficiência. Educação e Pesquisa, 40(4):1093–1108.

Dresch, A., Lacerda, D. P., and Antunes Júnior, J. A. V. (2015). Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Bookman Editora, Porto Alegre.

Hevner, A. R. (2007). A three cycle view of design science research. Scandinavian Journal of Information Systems, 19(2):87–92.

Hitchcock, C., Meyer, A., Rose, D., and Jackson, R. (2002). Providing new access to the general curriculum: Universal design for learning. Teaching Exceptional Children, 35(2):8–17.

Mendoza, B. and Gonçalves, A. (2023). Estruturação de planos de aula com princípios do desenho universal para a aprendizagem (dua): contribuição para a educação inclusiva. Educação: Teoria e Prática, 33(66):e31.

Pino, A. (2000). O social e o cultural na obra de lev s. vigotski. Educação e Sociedade, 21(71):45–78.

Pletsch, M. D. (2017). Diferença, deficiência e desigualdade: desafios para a educação inclusiva. Educação & Sociedade, 38(140):727–745.

Vigotski, L. S. (2011). A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, 37(4):863–869.

Wazlawick, R. S. (2020). Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação. GEN LTC, Rio de Janeiro, 3 edition.
Publicado
29/09/2025
FERREIRA, Eduardo; ANTUNES, Livia de Lauro. Aplicando os Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no Ensino de Sistemas Multiagentes. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 19. , 2025, Fortaleza/CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 195-205. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2025.37535.