Aplicando os Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no Ensino de Sistemas Multiagentes
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a aplicação dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na disciplina de Sistemas Multiagentes (SMA), ofertada no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação de uma instituição pública de ensino superior. A iniciativa faz parte de um projeto de ensino dedicado à construção de estratégias pedagógicas mais acessíveis, inclusivas e alinhadas à diversidade dos estudantes. Com base na metodologia Design Science Research (DSR), foram desenvolvidos um plano de aula e materiais didáticos estruturados a partir dos três princípios do DUA: múltiplas formas de representação, de ação/expressão e de engajamento. Embora ainda não tenham sido testados com uma turma formal, os materiais foram analisados por uma equipe docente e discente, e indicam potencial para ampliar a acessibilidade e o engajamento em disciplinas com alta carga conceitual, como é o caso de SMA. O artigo compartilha os fundamentos teóricos adotados, o processo de elaboração dos recursos didáticos e reflexões sobre como o DUA pode ser incorporado ao ensino de conteúdos complexos como de SMA.
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