Ensino de algoritmos através de atividade híbrida, plugada e desplugada

  • Lucas Pinheiro Alves IFRS
  • Aline Silva de Bona IFRS

Resumo


É de senso comum que estamos envoltos por tecnologias digitais o que corrobora com o perfil da maioria dos estudantes, que nasceram e foram criados em meio a estas tecnologias. Com isso se faz necessário a modificação de algumas práticas de sala de aula, visando melhor preparar o indivíduo. O pensamento computacional surge como alternativa, pois utiliza conceitos da ciência da computação aplicáveis não somente a cientistas da computação. Aliado a ele temos o uso de tecnologias digitais em sala de aula. Partindo desta premissa, a proposta de uma atividade híbrida (iniciando-se desplugada e sendo finalizada de forma plugada) com o objetivo ensinar conceitos de programação.

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Publicado
07/11/2023
ALVES, Lucas Pinheiro; BONA, Aline Silva de. Ensino de algoritmos através de atividade híbrida, plugada e desplugada. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 32-41. DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2023.236070.