Os fóruns de discussão e o protagonismo discente no ensino de literatura a distância

  • Gisele Novaes Frighetto UNIVESP
  • Luis Rogerio da Silva UNIVESP

Resumo


A ampliação da participação dos alunos nos fóruns de discussão das disciplinas em educação a distância (EaD) decorre do incentivo ao protagonismo discente em seus processos de ensino e aprendizagem. Todavia, quando a interação discente, por meio dos fóruns, não é valorada na composição do quadro de atividades avaliativas, é parco o interesse dos alunos em expressar o seu ponto de vista ou promover debates sobre o tópico proposto. Essas questões norteiam este estudo que investiga a participação discente em uma disciplina de Literatura Infantojuvenil, oferecida a estudantes do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

Palavras-chave: educação a distância (EaD), fóruns de discussão, ensino de literatura

Referências

ALAVI; Sayyed Mohammad.; TAGHIZADEH, Mahboubeh. Presença cognitiva em uma comunidade virtual de aprendizagem: um caso de EFL. Revista de Educação a Distância, v.27, n.1, p.8-13, 2013.

BASTOS, Fábio da P.; ALBERTI, Taís F.; MAZZARDO, Mara D.. Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: os desafios dos novos espaços de ensinar e aprender e suas implicações no contexto escolar. Cinted-UFRGS, v. 3, n. 1. 2005.

BATISTA, Erlinda M.; GOBARA, Shirley T. As concepções de professores de um curso a distância sobre o papel do fórum on-line. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 87, n. 216, p. 249-261, maio/ago. 2006.

COUTINHO, Clara Pereira. Análise de conteúdo da comunicação assíncrona: considerações metodológicas e recomendações práticas. Educação, Formação & Tecnologias. v6, n. 01, p.21-34. 2013.

IFPB. Programa de Capacitação Continuada em EaD. UAB/CAPES/IFPB. Tutorial 7: Fóruns no Moodle. 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 ago. 2023.

KENSKI, Vani M.. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KROKOSCK, Marcelo. Outras palavras sobre autoria e plágio. São Paulo: Editora Ática. 2015.

LEITE, Carlos A. B.; SALVAIA, Juliana Q. L. As personagens de Lobato. Apps UNIVESP. 08 mai. 2023. Disponível: [link]. Acesso: 03/09/ 2023.

LOBATO, Anderson Cesar. A importância dos fóruns na Educação a Distância: algumas considerações. Revista Educação Pública. 2013. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 fev. 2023.

MABRITO, Marcos. Um estudo da colaboração síncrona versus assíncrona em uma aula de redação de negócios online. Revista Americana de Educação a Distância, Mahwah, v. 20, n. 2, p. 93-107, 2006. Disponível em: [link]. Acesso: 05/02/23.

YANG, Y. T. C.; NEWBY, T. J.; BILL, R. L. Using Socratic questioning to promote critical thinking skills through asynchronous discussion forums in distance learning environments. The American Journal of Distance Education, Mahawah, v. 19, n. 3, p. 163-181, 2005.

YUSELTURK, Erman. Uma investigação dos fatores que afetam o nível de participação dos alunos em um fórum de discussão on-line. The Turkish Online Journal of Educational Technology, v. 9, n. 2, p. 24–32, 2010.

UNIVESP. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 ago. 2023.

UNIVESP. Manual do aluno. Disponível em: [link] . Acesso em: 22 ago. 2023.

ZWICKER, M. R. G., SOUSA, K.D., JESUS, R. S., SOUZA, L.C., AZEVEDO, R. O Fórum e a Aprendizagem Ativa na EAD. EaD em Foco, v. 11, n. 1, e1419, 2021. https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1419. Acesso em: 22 ago. 2023.
Publicado
07/11/2023
FRIGHETTO, Gisele Novaes; SILVA, Luis Rogerio da. Os fóruns de discussão e o protagonismo discente no ensino de literatura a distância. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 73-82. DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2023.236133.