Práticas pedagógicas com Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa: reflexões para as vivências em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo


Este estudo tem como objetivo investigar as formas de integração de Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa, fundamentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como metodologia, foi utilizada uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, do tipo pesquisa-ação, compreendendo uma formação continuada e a utilização dos RED em sala por três professoras. Observou-se a aplicação de conteúdos explorados na sala de aula comum, aprofundamento e revisão das temáticas, colaboração entre os estudantes e a gamificação. Os resultados possibilitaram compreender as contribuições desses recursos para a prática pedagógica.
Palavras-chave: Recursos Educacionais Digitais, Práticas pedagógicas, Língua Portuguesa

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Publicado
04/11/2024
HITZSCHKY, Rayssa A.; FREIRE, Raquel S.; CASTRO FILHO, José Aires de. Práticas pedagógicas com Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa: reflexões para as vivências em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 2. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1-9. DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2024.245438.