Design de Interação de um Protótipo de Aplicativo para Utilização do Método de Aprendizagem Colaborativa Jigsaw

Resumo


O método de Aprendizagem Colaborativa Jigsaw, ou Quebra-Cabeça, foi criado como um esforço para evoluir os estudantes em conhecimentos específicos ao mesmo tempo que mobilizam habilidades de colaboração. Neste sentido, este artigo descreve o estudo de caso do Design de Interação de um protótipo de um aplicativo para o uso do método Jigsaw. Para desenvolvimento do protótipo foi adotado um processo iterativo centrado no usuário. Portanto, professores e alunos de uma instituição de ensino foram envolvidos neste processo. Como resultados, foi obtido um protótipo validado e mais próximo da realidade educacional brasileira. Este artefato poderá ser utilizado para se desenvolver um produto final ou se realizar novas pesquisas sobre o tema.
Palavras-chave: Design de Interação, Aprendizagem Colaborativa, Jigsaw

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Publicado
04/11/2024
SOUSA, Aline Rodrigues; JESUS, Ângelo Magno de. Design de Interação de um Protótipo de Aplicativo para Utilização do Método de Aprendizagem Colaborativa Jigsaw. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 2. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 20-29. DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2024.245473.