Design de Interação de um Protótipo de Aplicativo para Utilização do Método de Aprendizagem Colaborativa Jigsaw
Resumo
O método de Aprendizagem Colaborativa Jigsaw, ou Quebra-Cabeça, foi criado como um esforço para evoluir os estudantes em conhecimentos específicos ao mesmo tempo que mobilizam habilidades de colaboração. Neste sentido, este artigo descreve o estudo de caso do Design de Interação de um protótipo de um aplicativo para o uso do método Jigsaw. Para desenvolvimento do protótipo foi adotado um processo iterativo centrado no usuário. Portanto, professores e alunos de uma instituição de ensino foram envolvidos neste processo. Como resultados, foi obtido um protótipo validado e mais próximo da realidade educacional brasileira. Este artefato poderá ser utilizado para se desenvolver um produto final ou se realizar novas pesquisas sobre o tema.
Palavras-chave:
Design de Interação, Aprendizagem Colaborativa, Jigsaw
Referências
Aronson, E. (2010). History of the jigsaw: An account from professor Aronson.
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da Silva, G. F., Mantovani, A. M., and Marini, E. (2011). Formação de professores: reflexões a partir de uma experiência em ambiente virtual de aprendizagem colaborativa na pós-graduação. Educação, 34(1):99–105.
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Machado, L. D. P., Berckenbrock, C. D. M., and Siple, I. Z. (2016). Desenvolvimento de aplicativos para aprendizagem colaborativa apoiada por dispositivos móveis: uma análise dos requisitos. Anais do Computer on the Beach, pages 001–010.
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Rogers, Y., Sharp, H., and Preece, J. (2013). Design de Interação. Bookman Editora.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
SOUSA, Aline Rodrigues; JESUS, Ângelo Magno de.
Design de Interação de um Protótipo de Aplicativo para Utilização do Método de Aprendizagem Colaborativa Jigsaw. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 2. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 20-29.
DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2024.245473.