Avaliação do uso de um aplicativo móvel voltado para o cuidado em saúde

  • Rafaela Jardim Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Dauster Souza Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Instituto Federal de Brasília
  • José Valdeni de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Raquel Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-9497-513X

Resumo


O contexto de pandemia, causado pelo SARS-CoV-2, desencadeou de forma acelerada inquietações inerentes ao cuidado à saúde, inclusive sobre como viabilizá-lo em períodos de distanciamento social. Para o enfrentamento de questões relacionadas à saúde, é fundamental o desenvolvimento de habilidades para o cuidado em saúde. A aquisição dessas habilidades é essencial na formação de cuidadores, e utilizar o mobile learning pode ser uma alternativa atrativa, já que muitos cuidadores utilizam o smartphone em seu cotidiano. Este estudo teve como objetivo principal avaliar se o uso do aplicativo móvel CareTaker é fácil. Para tanto, foi empregado um questionário criado com base no System Usability Scale (SUS) com intuito de avaliar a usabilidade do aplicativo CareTaker. Por fim, este estudo mostrou indícios de que a avaliação realizada foi satisfatória.
Palavras-chave: Aplicativo, móvel, cuidado, saúde, habilidades

Referências

Andersen L. B. et al. “Participation as a Matter of Concern in Participatory Design”. in CoDesign, v. 11, n. 3-4, p. 250-261, 2015.

Behar, P. Competências em Educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013. 312 p.

Behar P., Silva. K. Mapeamento de competências: Um foco no aluno da Educação a Distância. In: Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias, 2012. Disponível: [link]. Acesso em: 15 de maio de 2024.

Brooke J. SUS - A quick and dirty usability scale. Usability Eval Ind 1996;189(194):4–7. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 de julho de 2024.

Bonett, G. D., Wright A. T. Cronbach’s alpha reliability: Interval estimation, hypothesis testing, and sample size planning. Journal of Organizational Behavior 2014;36(1):3-15. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 de agosto de 2024.

Chung H., Chen S., Kuo M. A study of EFL college students’ acceptance of mobile learning. Procedia - Social and Behavioral Sciences 2015, pp. 333-339.

Couto E., Porto C., Santos. In “App-learning:experiências de pesquisa e formação.” 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2016, pp. 50-58.

De Oliveira C. A. Aprendizagem com mobilidade e ensino de matemática: evidências da utilização na formação inicial do pedagogo. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 3, n. 3, p. 261–273, 2017. Disponível: [link]. Acesso em: 15 de outubro de 2024.

Gaspar. I. M. Competências em Questão: Contributo para a Formação de Professores. Portugal, 2004. Disponível: [link]. Acesso em: 02 de abril de 2023.

Geisen E., J. Bergstrom Usability Testing for Survey Research. Burlington (MA): Morgan Kaufmann; 2017.

Gomes, et al. “Análisis de aplicaciones móviles para la promoción de la salud de mujeres embarazadas con preeclampsia”. Acta Paul. Enfermagem [Internet]. 2019 [citado em 14 de abril de 2020]; 32 (3): 275-81. DOI: 10.1590/1982-0194201900038. Acesso em: 03 de maio de 2023.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Competências e habilidades. Disponível: [link]. Acessado em: 02 de junho de 2024.

Kim, et. al. “Mobile Health Application and e-Health Literacy: Opportunities and Concerns for Cancer Patients and Caregivers”. Journal of Cancer Education. V. 34, Issue 1, P. 3-8, 2019. Disponível: [link]. Acesso em: 04 de junho de 2024.

Moretto P. V. Construtivismo, a produção do conhecimento em aula. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Neto, et al. “Covid-19 and digital technology: mobile applications available for download in smartphones”. Texto & contexto - enferm. vol.29. Florianópolis, Epub 06 de julho de 2020. Disponível: DOI: 10.1590/1980-265x-tce-2020-0150. Acesso em: 04 de julho de 2023.

Nielsen J., Raluca B. Mobile Usability. Berkelay (CA): New Riders; 2013.

Perrenoud P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Perrenoud P. Porquê construir competências a partir da escola? Porto, ASA. 2001.

Roberts S, W. Chaboyer, R. Gonzalez, A. Marshall. “Usando a tecnologia para envolver pacientes hospitalizados em seus cuidados: uma revisão realista”. BMC Health Serv Res [Internet]. 2017 [citado em 15 de abril de 2020]; 17: 388. Disponível: DOI: 10.1186/s12913-017-2314-0. Acesso em: 25 de agosto de 2023.

Soffa M., P. Torres. P. “O processo ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias da informação e comunicação na formação de professores on-line”. IX Congresso Nacional De Educação, Educere, 2009. Disponível: [link]. Acesso em: 20 de janeiro de 2024.

Statista. Taxa de penetração de Smartphone no Brasil. [Online]. Disponível: [link]. Acesso em: 26 de março de 2024.

Sauro J., A practical guide to the system usability scale: Background, benchmarks & best practices. Measuring Usability LLC, 2011.

Tenório M. J. et al. Desenvolvimento e avaliação de um protocolo eletrônico para atendimento e monitoramento do paciente com doença celíaca. Revista de Informática teórica e aplicada 2010;17(2):210–220. Disponível: [link]. Acesso em: 09 de julho de 2024.

Zbick J. et al. (2015) A web-based framework to design and deploy mobile learning activities: Evaluating its usability, learnability and acceptance. In: 2015 IEEE 15th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), pp. 88-92. Disponível em: DOI: 10.1109/ICALT.2015.97. Acesso em: 10 de junho de 2024.
Publicado
04/11/2024
JARDIM, Rafaela; PEREIRA, Dauster Souza; LIMA, José Valdeni de; GOMES, Raquel. Avaliação do uso de um aplicativo móvel voltado para o cuidado em saúde. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 2. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 40-49. DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2024.245517.