Material Didático em forma de HQ para Educação em Computação no Ensino Básico
Resumo
O uso de HQs como material didático tem crescido motivado por inúmeras pesquisas que vêm verificando o potencial educacional, pedagógico e de ludicidade deste tipo de recurso. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar HQs, criadas em um projeto em andamento, usadas como estratégia de ensino em Educação em Computação no Ensino Básico. O método usado para criar as HQs tem sido desenvolvido baseado em um método empírico ao passar dos anos. Como resultado, temos produzido 185 gibis, permeados em 17 Séries. Os gibis têm sido, pontualmente, experimentados em sala de aula em disciplinas correntes da Educação Básica.
Palavras-chave:
material didático, HQ, gibis, Almanaques, educação em computação
Referências
BELL, T.; CURZON, P.; CUTTS, Q.; DAGIENE, V. AND HABERMAN, B. (2011). Overcoming obstacles to cs education by using non-programming outreach programmes. In International Conference on Informatics in Schools: Situation, Evolution, and Perspectives. Springer.p. 71–81. Springer.
BNCC (2022). Base Nacional Comum Curricular. Computação Complemento à BNCC.MEC: Brasília.
BRACKMANN, C. P.; ROMAN-GONZALEZ, M.; ROBLES, G.; MORENO-LEON, J.; CASALI, A. AND BARONE, D. (2017). Development of computational thinking skills through unplugged activities in primary school. In Proceedings of the 12th Workshop on Primary and Secondary Computing Education. ACM. p. 65–72.
CATOJO, A.R. (2024). Desenvolvimento De Histórias Em Quadrinhos Como Ferramenta Pedagógica Para O Uso De Habilidades Do Pensamento Computacional No Ensino Da Língua Portuguesa. Dissertação (Mestrado em Informática-PPGI) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
CNPq (2022). Histórias em Quadrinhos – trajetória e importância a partir de pesquisas científicas. Cnpq: Brasília.
OLIVEIRA, M.C. (2024). Evidências Do Desenvolvimento Das Habilidades Do Pensamento Computacional Em Alunos Do Ensino Fundamental Por Meio De Histórias Em Quadrinhos. Dissertação (Mestrado em Informática-PPGI) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, M.C.; NUNES, M.A.S.N. (2024) Evidências do Desenvolvimento das Habilidades do Pensamento Computacional em Alunos do Ensino Fundamental com Histórias em Quadrinhos. In: Simpósio Brasileiro. De Educação Em Computação (EDUCOMP), 4. Porto Alegre: SBC . p. 12-19.
LIMA, A.A.; PROVENZA, M.M.; NUNES, M.A.S.N. (2022). Comics as a Pedagogical Tool for Teaching. In: 2022 XVII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), Armenia. IEEE, . p.1 - 7.
NUNES, M.A.S.N.; ROMERO, M. (2025). ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Série 12: Guia Pedagógico Volume 10: Método empírico para criação de Histórias em Quadrinho como forma de cativar o leitor a aprender de forma lúdica. Porto Alegre: SBC, v.10. p.260.(No PRELO).
SANTOS, C.G. (2019). Estratégias Para Implantação E Avaliação De Um Método Educacional Desplugado Com Histórias Em Quadrinhos Para O Ensino E Aprendizagem Associados Ao Desenvolvimento Do Pensamento Computacional Com Alunos Do Ensino Fundamental.. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação-PROCC) - (UFS) Universidade de Sergipe.
SANTOS, C.G. ; NUNES, M.A.S.N.(2019) Abordagem Desplugada para o Estímulo do Pensamento Computacional de Estudantes do Ensino Fundamental com Histórias em Quadrinhos. In: Workshop de Informática na Escola, Brasília. WIE/CBIE. Porto Alegre: SBC. v. 1. p. 1-10.
SILVA, L.A.S. (2021). Desenvolvimento Do Pensamento Computacional Utilizando Histórias Em Quadrinhos Apresentando Conceitos Da Empatia Para Alunos Do Ensino Fundamental Na Disciplina De História. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação-PROCC) - Universidade Federal de Sergipe.
SOUZA, F.F. (2020). Ensinando Pensamento Computacional Utilizando Histórias Em Quadrinhos Para Alunos Do Ensino Fundamental Por Meio De Práticas Mindfulness Na Disciplina De Educação Física. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Computação-PROCC) - Universidade Federal de Sergipe.
TPE (2021). Anuário Brasileiro da Educação Básica. TODOS PELA EDUCAÇÃO. Editora Moderna.
UNESCO (2019). Qualidade da infraestrutura das escolas públicas do ensino fundamental no Brasil. – Brasília : UNESCO.
BNCC (2022). Base Nacional Comum Curricular. Computação Complemento à BNCC.MEC: Brasília.
BRACKMANN, C. P.; ROMAN-GONZALEZ, M.; ROBLES, G.; MORENO-LEON, J.; CASALI, A. AND BARONE, D. (2017). Development of computational thinking skills through unplugged activities in primary school. In Proceedings of the 12th Workshop on Primary and Secondary Computing Education. ACM. p. 65–72.
CATOJO, A.R. (2024). Desenvolvimento De Histórias Em Quadrinhos Como Ferramenta Pedagógica Para O Uso De Habilidades Do Pensamento Computacional No Ensino Da Língua Portuguesa. Dissertação (Mestrado em Informática-PPGI) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
CNPq (2022). Histórias em Quadrinhos – trajetória e importância a partir de pesquisas científicas. Cnpq: Brasília.
OLIVEIRA, M.C. (2024). Evidências Do Desenvolvimento Das Habilidades Do Pensamento Computacional Em Alunos Do Ensino Fundamental Por Meio De Histórias Em Quadrinhos. Dissertação (Mestrado em Informática-PPGI) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, M.C.; NUNES, M.A.S.N. (2024) Evidências do Desenvolvimento das Habilidades do Pensamento Computacional em Alunos do Ensino Fundamental com Histórias em Quadrinhos. In: Simpósio Brasileiro. De Educação Em Computação (EDUCOMP), 4. Porto Alegre: SBC . p. 12-19.
LIMA, A.A.; PROVENZA, M.M.; NUNES, M.A.S.N. (2022). Comics as a Pedagogical Tool for Teaching. In: 2022 XVII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), Armenia. IEEE, . p.1 - 7.
NUNES, M.A.S.N.; ROMERO, M. (2025). ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Série 12: Guia Pedagógico Volume 10: Método empírico para criação de Histórias em Quadrinho como forma de cativar o leitor a aprender de forma lúdica. Porto Alegre: SBC, v.10. p.260.(No PRELO).
SANTOS, C.G. (2019). Estratégias Para Implantação E Avaliação De Um Método Educacional Desplugado Com Histórias Em Quadrinhos Para O Ensino E Aprendizagem Associados Ao Desenvolvimento Do Pensamento Computacional Com Alunos Do Ensino Fundamental.. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação-PROCC) - (UFS) Universidade de Sergipe.
SANTOS, C.G. ; NUNES, M.A.S.N.(2019) Abordagem Desplugada para o Estímulo do Pensamento Computacional de Estudantes do Ensino Fundamental com Histórias em Quadrinhos. In: Workshop de Informática na Escola, Brasília. WIE/CBIE. Porto Alegre: SBC. v. 1. p. 1-10.
SILVA, L.A.S. (2021). Desenvolvimento Do Pensamento Computacional Utilizando Histórias Em Quadrinhos Apresentando Conceitos Da Empatia Para Alunos Do Ensino Fundamental Na Disciplina De História. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação-PROCC) - Universidade Federal de Sergipe.
SOUZA, F.F. (2020). Ensinando Pensamento Computacional Utilizando Histórias Em Quadrinhos Para Alunos Do Ensino Fundamental Por Meio De Práticas Mindfulness Na Disciplina De Educação Física. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Computação-PROCC) - Universidade Federal de Sergipe.
TPE (2021). Anuário Brasileiro da Educação Básica. TODOS PELA EDUCAÇÃO. Editora Moderna.
UNESCO (2019). Qualidade da infraestrutura das escolas públicas do ensino fundamental no Brasil. – Brasília : UNESCO.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
NUNES, Maria Augusta Silveira Netto.
Material Didático em forma de HQ para Educação em Computação no Ensino Básico. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 2. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 60-64.
DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2024.245518.