Explorando o Potencial das IAs Generativas no Ensino de Matemática: Uma Proposta de Material Educacional Digital

  • Silvino Marques da Silva Junior Instituto Federal do Piauí http://orcid.org/0000-0001-7610-5157
  • Gildon César de Oliveira Instituto Federal do Piauí
  • Fabio Pinheiro Luz Instituto Federal do Piauí

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de um Material Educacional Digital (MED) intitulado "Matemática com IA", que visa capacitar professores de matemática no uso de IAs Generativas para o ensino da disciplina. O MED proposto inclui uma base teórica e prática sobre as tecnologias de IA disponíveis, exemplos de atividades para diferentes níveis de ensino, e discute as questões éticas relacionadas ao uso da IA em sala de aula. A conclusão destaca a importância da formação docente para o uso eficaz dessas tecnologias, além de sugerir futuros trabalhos para superar os desafios técnicos e éticos identificados.
Palavras-chave: ensino, matemática, ias generativas, material educacional digital

Referências

Barbosa, C. R. A. C. Transformações no Ensino-Aprendizagem com o uso aa Inteligência Artificial: Revisão Sistemática da Literatura. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 4, n. 5, p. e453103, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i5.3103.

Grande, T. P. F. et al. Cybersêniors multiplicadores na EaD: construção de um material educacional digital. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 63–72, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129150.

Lima, M. G.; Rocha, A. A. S. As Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 729–739, 2022. DOI: 10.51891/rease.v8i5.5513.

Melo, N. J. G. et al. Tecnologias na educação e os desafios do uso da inteligência artificial: ética e perspectivas. Revista Acadêmica da Lusofonia, v. 1, n. 2, p. 1-14, 2024.

Padilha, A. da S. C.; Sutil, N. Comunidades de prática de professores de ciências na perspectiva da teoria do agir comunicativo e o ChatGPT. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 11, n. 27, p. 289-309, 2024.
Publicado
04/11/2024
SILVA JUNIOR, Silvino Marques da; OLIVEIRA, Gildon César de; LUZ, Fabio Pinheiro. Explorando o Potencial das IAs Generativas no Ensino de Matemática: Uma Proposta de Material Educacional Digital. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 2. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 65-68. DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2024.245524.