eduroamIA: Inteligência Artificial Aplicada à Previsão de Eventos de Autenticação Federada no eduroam
Resumo
Este trabalho avalia a utilização de predição de eventos críticos em um serviço de gestão de identidade federada em larga escala, o eduroam. O objetivo desta pesquisa é indicar ao administrador sobre possíveis anomalias relacionadas à autenticação de usuários e comportamento de autenticação das instituições. Algoritmos de aprendizado de máquina são aplicados tanto em modo offline quanto online. A partir dos registros reais do serviço RADIUS no nível da federação eduroam de usuários em roaming foi possível determinar um modelo de predição para o perfil de cada instituição. Os resultados mostram promissor avanço na área de análise de dados de grande massa para a área de gestão de identidade em um ambiente federado sem fio com RMSE de 3.66 no melhor caso.
Referências
Medeiros, D. S. V.; Cunha Neto, H. N. L. M. A. M. L. C. S. S. E. F. V. A. B. . F. N. C. . M. D. M. F. (2019). Analise de Dados em Redes Sem Fio de Grande Porte: Processamento em Fluxo em Tempo Real, Tedências e Desaos, chapter 4, pages 142–195. Minicursos / XXXVII Simposio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuidos, 1st edition.
Saade, D. C. M., Carrano, R. C., Silva, E. F., and Magalhães, L. (2013). Eduroam: Acesso sem o seguro para a comunidade acadêmica federada. Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
3https://ibb.co/gyZCxYM 4https://ibb.co/jTXD8v0 5Sejam problemas no tratamento das autenticações, seja na disponibilidade do serviço de Gestão de Identidade associado, o eduroam.