Uma Nova Arquitetura Descentralizada para Mobilidade de Fluxo em Redes Veiculares
Resumo
Serviços de sistema de transporte inteligentes visam otimizar o monitoramento e o controle do tráfego de uma cidade. Geralmente esses serviços s ão executado em nuvens ou em datacenters locais os quais realizaram a abstração e o processamento das informações vindas do véıculo para auxiliar o sistema de transporte. Portanto, é necessário que o véıculo esteja conectadoá Internet para que possa ter acesso a esses serviços, ou seja, o véıculo terá de se conectar com uma infraestrutura de acostamento. Para que o véıculo n ão tenha seu serviço interrompido devido a uma troca de ponto de acesso é necessário de um mecanismo de mobilidade eficiente. Assim, neste artigo, propomos uma arquitetura descentralizada na qual a infraestrutura de acostamento se organizem para gerenciar a mobilidade o véıculo entre diversas conex ão ao longo de sua trajet ória. A arquitetura proposta busca atender os par âmetros de qualidade de serviço de cada aplicação sem sobrecarregar a rede. Para a avaliação da arquitetura proposta bem como realizar uma comparação com três trabalhos na literatura utilizamos simulador NS3. Os resultados mostraram que o mecanismo proposto diminui a perda de pacotes (aproximadamente 8%), maximiza a entra das informações (90%) e diminui o tempo de handover (0,2 s)).
Publicado
06/05/2018
Como Citar
LIEIRA, Douglas D.; VALENTINI, Edivaldo P.; NAKAMURA, Luis H. V.; MENEGUETTE, Rodolfo I..
Uma Nova Arquitetura Descentralizada para Mobilidade de Fluxo em Redes Veiculares. In: WORKSHOP DE GERÊNCIA E OPERAÇÃO DE REDES E SERVIÇOS (WGRS), 23. , 2018, Campos do Jordão.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
ISSN 2595-2722.