QoS-OPP: Estratégia de Planejamento de Trajetória Orientada a Qualidade de Serviço

Resumo


O aumento no número de veículos autônomos desafia as operadoras de telecomunicações e a gestão pública, exigindo soluções que garantam a segurança e a fluidez do trânsito, e que suportem a demanda heterogênea das aplicações de rede. Neste cenário, os Sistemas de Transporte Inteligentes (Intelligent Transportation Systems ITS), integrados às redes 5G, desempenham papel fundamental na gestão do trânsito e na locomoção dos usuários. O planejamento de trajetórias emerge como uma solução para os desafios da mobilidade urbana no ecossistema de veículos conectados, garantindo trajetos que respeitem as leis de trânsito e os requisitos das aplicações de rede executadas pelos veículos. Este artigo propõe a estratégia de Planejamento de Trajetória Orientada a Qualidade de Serviço (Quality of Service-Oriented Path Planning - QoS-OPP), que considera dados históricos da qualidade do canal para definir a melhor trajetória que atende à QoS exigida pelas aplicações. A proposta é avaliada em um estudo de caso em um bairro de Niterói/RJ por meio de simulações que refletem as leis de trânsito locais e a rede 5G que atende à região. Os resultados mostram um aumento de até 19% na vazão, enquanto reduz o atraso em até 54%.

Palavras-chave: Planejamento de Trajetória, Qualidade de Serviço (QoS), Sistemas de Transporte Inteligente (ITS)

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Publicado
19/05/2025
MILAN, Alessandro A.; FERNANDES, Natalia C.; MEDEIROS, Dianne S. V.. QoS-OPP: Estratégia de Planejamento de Trajetória Orientada a Qualidade de Serviço. In: WORKSHOP DE GERÊNCIA E OPERAÇÃO DE REDES E SERVIÇOS (WGRS), 30. , 2025, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 196-207. ISSN 2595-2722. DOI: https://doi.org/10.5753/wgrs.2025.9531.