Uma Análise Experimental Usando Mineração de Dados Educacionais sobre os Dados do ENEM para Identificação de Causas do Desempenho dos Estudantes

  • Maicon Ribeiro Banni UFF
  • Marcos Vinicius dos P. Oliveira UFF
  • Flavia Cristina Bernardini UFF

Resumo


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das maneiras utilizadas para mensurar o nível de conhecimento dos estudantes no fim da educação básica. Este artigo apresenta uma análise experimental baseada em Mineração de Dados Educacionais, incluindo o uso de técnicas de visualização de dados e construção de modelos preditivos para identificar os atributos mais relacionados ao desempenho dos estudantes. Foram usados dados do ENEM de 2018 de todo o Brasil, com um total de mais de 5 milhões de registros. Nossos resultados mostraram que os atributos sócio-econômicos de fato apresentam uma relação significativa com o resultado dos estudantes no ENEM.

Palavras-chave: Mineração de Dados Educacionais, Visualização de Dados, ENEM

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Publicado
19/07/2021
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BANNI, Maicon Ribeiro; OLIVEIRA, Marcos Vinicius dos P.; BERNARDINI, Flavia Cristina. Uma Análise Experimental Usando Mineração de Dados Educacionais sobre os Dados do ENEM para Identificação de Causas do Desempenho dos Estudantes. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 2. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 57-66. ISSN 2763-8707. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2021.15964.