Hackathon das Vertentes: competição de inovação em educação com desenvolvimento de artefatos computacionais

  • Carolaine Gabrielle dos Santos Barbosa UFSJ
  • Dárlinton Barbosa Feres Carvalho UFSJ https://orcid.org/0000-0003-3844-0178
  • Cláudio Eduardo de Souza UFSJ / UNIPTAN
  • Mayara Haddad Borges UNIPTAN
  • Celso Luiz de Souza IF Sudeste MG

Resumo


Em resposta a emergência instaurada pela pandemia de COVID-19, foi proposto um evento do tipo hackathon buscando promover inovações na área de educação. Este artigo apresenta a proposta do evento, organizado por uma aliança estratégica formada pelo ecossistema de inovação da região, bem como os resultados obtidos. Destaca-se a inscrição de 68 estudantes de diversas cidades do Brasil, sendo 36 participantes selecionados para a jornada de imersão de 5 dias. No último dia houve a apresentação de 7 projetos, sendo premiados os 3 mais bem avaliados. O evento foi avaliado pelos participantes com questionários, obtendo um NPS® Score de 76.
Palavras-chave: hackathon, COVID-19, educação, inovação

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Publicado
19/07/2021
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BARBOSA, Carolaine Gabrielle dos Santos; CARVALHO, Dárlinton Barbosa Feres; SOUZA, Cláudio Eduardo de; BORGES, Mayara Haddad; SOUZA, Celso Luiz de. Hackathon das Vertentes: competição de inovação em educação com desenvolvimento de artefatos computacionais. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 2. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 67-77. ISSN 2763-8707. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2021.15965.