Privacidade na Educação on-line em Tempos de Pandemia: Um levantamento de práticas adotadas e possibilidades futuras

  • Mônica da Silva UFF
  • José Viterbo UFF
  • Luciana Cardoso de Castro Salgado UFF

Resumo


A adaptação do ensino presencial para o ensino remoto, devido à pandemia da COVID-19, gerou desafios de privacidade para professores e alunos. Entretanto, não encontramos muitas informações sobre como as instituições de ensino orientaram os envolvidos no processo na proteção e usos dos dados pessoais dos docentes e discentes. Por isso, através de um estudo qualitativo com professores e alunos (n = 91), identificamos como foi dada orientação aos envolvidos em atividades online sobre algumas questões de privacidade. Nós verificamos que 40% dos docentes nunca receberam orientações sobre privacidade. Nós também identificamos algumas boas práticas que podem ser seguidas por instituições, professores e alunos.
Palavras-chave: privacidade, proteção de dados, educação a distância, boas práticas

Referências

Branco, E. P., Adriano, G., and Zanatta, S. C. (2020). Educação e tdic: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da covid-19. Debates em Educação, 12:328–350.

Cristani, M., Alves, W., Pereira, G., and Lazarin, N. (2020). Um breve panorama sobre a disciplina de segurança nos cursos de sistemas de informação no brasil. In Anais Estendidos do XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 1–4, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

da Silva, M., Viterbo, J., Bernardini, F., and Maciel, C. (2018). Identifying privacy functional requirements for crowdsourcing applications in smart cities. In 2018 IEEE International Conference on Intelligence and Security Informatics (ISI), pages 106–111. IEEE.

de Almeida, A. O., Junior, A. A., Canato, R. L. C., Albardeiro, S. T., and Marques, V. C. (2020). Ética, segurança e privacidade na educação à distância durante a pandemia no brasil. Revista InovaEduc, 7:1–28.

Dragoni, N., Lafuente, A. L., Massacci, F., and Schlichtkrull, A. (2021). Are we preparing students to build security in? a survey of european cybersecurity in higher education programs [education]. IEEE Security & Privacy, 19(01):81–88.

Egelman, S., Bernd, J., Friedland, G., and Garcia, D. (2016). The teaching privacy curriculum. In Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education, pages 591–596.

Freitas, M. d. C. and da Silva, M. M. (2021). Gdpr and distance teaching and learning. In 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), pages 1–6. IEEE.

Mourao, E., Dias, M., Pinheiro, E., Viterbo, J., and Maciel, C. (2021). Colabin: Modelo de colaboração interativa de aula fracionada para o ensino remoto na educação superior. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 68–79. SBC.

Pereira, C. K., Siqueira, S. W., and Nunes, B. P. (2017). Dados conectados na educação. In Congresso da Sociedade Brasileira de Computação-CSBC. SBC.

Santino, M. and Pina, R. (2021). Professores relatam vigilância em aulas remotas na pandemia. Disponível em [link]. Acessado em: 02/04/2022.
Publicado
31/07/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Mônica da; VITERBO, José; SALGADO, Luciana Cardoso de Castro. Privacidade na Educação on-line em Tempos de Pandemia: Um levantamento de práticas adotadas e possibilidades futuras. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 3. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1-12. ISSN 2763-8707. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2022.223206.