Privacidade na Educação on-line em Tempos de Pandemia: Um levantamento de práticas adotadas e possibilidades futuras
Resumo
A adaptação do ensino presencial para o ensino remoto, devido à pandemia da COVID-19, gerou desafios de privacidade para professores e alunos. Entretanto, não encontramos muitas informações sobre como as instituições de ensino orientaram os envolvidos no processo na proteção e usos dos dados pessoais dos docentes e discentes. Por isso, através de um estudo qualitativo com professores e alunos (n = 91), identificamos como foi dada orientação aos envolvidos em atividades online sobre algumas questões de privacidade. Nós verificamos que 40% dos docentes nunca receberam orientações sobre privacidade. Nós também identificamos algumas boas práticas que podem ser seguidas por instituições, professores e alunos.
Palavras-chave:
privacidade, proteção de dados, educação a distância, boas práticas
Referências
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Publicado
31/07/2022
Como Citar
SILVA, Mônica da; VITERBO, José; SALGADO, Luciana Cardoso de Castro.
Privacidade na Educação on-line em Tempos de Pandemia: Um levantamento de práticas adotadas e possibilidades futuras. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 3. , 2022, Niterói.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 1-12.
ISSN 2763-8707.
DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2022.223206.