Estratégias de comunicação do Consentimento Informado e rastros de Padrões Obscuros no Instagram

  • Patrícia Raposo Santana Lima UFF
  • Luciana Cardoso de Castro Salgado UFF

Resumo


Pesquisas têm alertado sobre riscos de novas tecnologias com enorme poder computacional e de processamento se aliadas ao grande volume de dados advindos da crescente utilização de redes sociais. Um dos riscos está relacionado a privacidade e a propriedade dos dados pessoais. Este trabalho investigou a comunicabilidade do Instagram com o objetivo de identificar as estratégias de comunicação desta rede social sobre o consentimento informado. Para isso, aplicamos o Método de Inspeção Semiótica, um método com foco na avaliação da comunicabilidade de sistemas interativos. Os resultados indicam violações do princípio ético de privacidade relacionado ao consentimento e a presença de Padrões Obscuros nas estratégias de comunicação do Instagram.

Palavras-chave: Engenharia Semiótica, Privacidade, Ética, Redes Sociais, Interação Humano-Computador, Padrões Obscuros

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Publicado
31/07/2022
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LIMA, Patrícia Raposo Santana; SALGADO, Luciana Cardoso de Castro. Estratégias de comunicação do Consentimento Informado e rastros de Padrões Obscuros no Instagram. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 3. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 40-54. ISSN 2763-8707. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2022.223169.