O futuro do digital está na conexão com o real: Metaverso e suas implicações sociais e tecnológicas
Resumo
O assunto metaverso tem se tornado onipresente e o principal impulso para que o tema ganhe representatividade e interesse das pessoas é sua capacidade de trazer para o dia a dia das pessoas a vivência de uma realidade que até então só tínhamos contato em obras de ficção científica. Por tratar-se de algo novo, surgem novas perguntas em relação a como será o uso e aplicação da tecnologia, quais são as mudanças que essa nova tecnologia promoverá em nossas vidas e como nossa percepção do mundo pode mudar com a intensificação de seu uso constante. Com um potencial de impactar diversos aspectos de nossas vidas, o estudo tem o objetivo de avaliar impactos em relação a questões psicológicos, econômicas e tecnológicas, avaliando como esse novo ambiente onde podemos viver e fazer negócios pode influenciar nossa vida real.
Referências
BALL, MAthew, Disponível em [link]. Acesso em 29/11/2021
BBC NEWS BRASIL. O que é o metaverso e quais são as dúvidas que o mundo de 'gêmeos digitais' gera. Youtube, 4 de dez. de 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3zoVhCNjDFY>. Acesso em: 4 de dez. de 2021.
CASTRONOVA, Edward. Synthetic Worlds. Chicago: The University of Chicago Press, 2005.
CELIN, L.; CARDOSO NEVES, M. L. Ciência, tecnologia e capitalismo monopolista. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 215-227, 2020. DOI: 10.9771/gmed.v12i1.34567. Disponível em: [link]. Acesso em: 2 dez. 2021.
DE CASTRO OLIVEIRA, Christian Borges, Masukieviski Coutinho. DISNEY-da fantasia aos metaversos. Revista Inteligência Empresarial, v. 43, p. 1-7, 2021.
FREITAS JUNIOR, José Carlos da Silva; CABRAL, Patricia Martins Fagundes; BRUNO, Luiza Vellinho Pinto. O Desenvolvimento de Competências de Liderança em Mundos Digitais Virtuais Tridimensionais. Revista Valore, [S.l.], v. 5, p. 293-311, set. 2020. ISSN 2526-043X. Disponível em: [link]. Acesso em: 5 dez. 2021.
LIMA, C. C. de; SCHLEMMER, E.; MORGADO, L. Internet of Things and Education: a systematic literature review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 11, p. e6039119674, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i11.9674. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9674>. Acesso em: 2 dez. 2021.
Mickey Mouse in the metaverse? Disney CEO Bob Chapek sat down with @Jboorstin to discuss $DIS.Disponível em https://www.facebook.com/watch/?v=296691278992041 . Acesso em 17 de dezembro de 2021.
PEREIRA, Itamar de Carvalho. Metaverso: interação e comunicação em mundos virtuais. Dissertação de mestrado, 2009. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/4863. Acesso em : 01 de dezembro de 2021.
PICADO, Karin Herculano; MAIA, Silvana de Oliveira; BARBOSA, Fabrício Avelino. A Catalogação Bibliográfica em Bibliotecas Virtuais. In: Livro do I Encontro de Bibliotecas Virtuais. 28 e 29 de setembro de 2017 - Second Life, p. 51-55. Disponível em: <https://doi.org/10.6084/m9.figshare.5547826>. Acesso em: 2 dez. 2021.
RAVEENDHRAN, Roshni; FAST, Nathanael J.; CARNEVALE, Peter J. Virtual (freedom from) reality: Evaluation apprehension and leaders' preference for communicating through avatars. Computers in Human Behavior, Volume 111, October 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 5 dez. 2021.
REIS, M. P. Silva, M. M. (2020). Realidade e fantasia para a Psicanálise freudiana. 1-19.
SCHLEMMER, Eliane. TREIN, Daiana. OLIVEIRA, Christoffer. Metaverso: a telepresença em Mundos Digitais Virtuais 3D por meio do uso de avatares. Disponível em https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/726/712. Acesso em 01/12/2021.
TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 3. ed. Porto Alegre: Editora SBC, 2020. 496p
Vários autores. O Livro da Economia. São Paulo; Globo Livros; 2013