Avaliação de usabilidade em aplicativos bancários móveis no contexto do público idoso
Resumo
Considerando o crescimento do número de idosos e a fim de promover possibilidades para que eles possam participar de forma ativa no uso de soluções digitais financeiras, é fundamental que a maneira com que se desenvolve software seja também pensada para essa população, levando em conta suas limitações. Para a construção de soluções digitais em geral é de suma importância conhecer as necessidades dos usuários e estabelecer quais critérios de usabilidade devem ser priorizados na interação humano-computador. Pensando em tais aspectos, a presente pesquisa, busca avaliar a usabilidade e satisfação do usuário em aplicativos Internet Banking no contexto do público idoso, investigar suas dificuldades de uso e por fim propor melhorias de usabilidade para esses aplicativos.
Referências
Alencar Filho, J. F. d. (2019). O domínio das tecnologias digitais de informação e de comunicação pelos idosos em caixas eletrônicos de bancos. Repositório Institucional UFC.
Boni, V. and Quaresma, S. J. (2005). Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Em tese, 2(1):68–80.
CanalTI (2017). TICs – tecnologias da informação e comunicação. [link]. [Online; acessado 20-May-2022].
Carneiro, R. V. and Ishitani, L. (2014). Aspectos de usabilidade de mobile learning voltado para usuários com restrições decorrentes da idade. Revista Brasileira de Computação Aplicada, 6(1):81–94.
Castells, M. (2013). A sociedade em rede. A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura, volume 1. Paz e Terra.
Chin, J. P., Diehl, V. A., and Norman, K. L. (1988). Development of an instrument measuring user satisfaction of the human-computer interface. In Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing systems, pages 213–218.
Diniz, E. H. and dos Santos, H. M. (2013). 10 anos de internet banking: Desvendando o processo de incorporação de tecnologia em um banco brasileiro através de uma abordagem sociotécnica. REVISTA ATOR-REDE, 1(1).
FIGMA (2022). Figma, Inc. https://www.figma.com/.
IBGE (2017). Pnad pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101566_informativo.pdf. [Online; acessado 11-March-2022].
ISO, W. (1998). 9241-11. ergonomic requirements for office work with visual display terminals (vdts). The international organization for standardization, 45(9).
Nielsen, J. (1993). Usability engineering. Morgan Kaufmann.
Quintella, H. M., da Costa, S. G. S., and Costa, P. G. S. (1999). Globalização e visão estratégica da tecnologia da informação. Revista Conjuntura Econômica, 53(1):26–29.
Rogers, D. L. (2017). Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. Autêntica Business.
Santos, P. A. d., Heidemann, I. T. S. B., Marçal, C. C. B., and Arakawa-Belaunde, A. M. (2019). A percepção do idoso sobre a comunicação no processo de envelhecimento. Audiology-Communication Research, 24.
Schneider, R. H. and Irigaray, T. Q. (2008). O envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. Estudos de Psicologia (Campinas), 25(4):585–593.
Torrão, A., Laranjeira, C., Roque, C., and Gil, H. (2020). A utilização do e-banking por idosos maiores de 65 anos: estudo de caso no concelho de castelo branco (portugal). In 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI2020),, pages 1–5. IEEE Xplore Digital Library.