The Impact of Virtual Assistant Advice on Human Trust: An Investigation in a game scenario

  • Raul Benites Paradeda UERN
  • Álisson de Oliveira Alves IFRN
  • Daniel Torres UERN
  • Rodrigo Neves UERN
  • Althierfson Lima UERN

Resumo


Este estudo investigou o impacto de conselhos incorretos dados por assistentes virtuais na confiança das pessoas. Foi desenvolvido um jogo de memória interativo utilizando um agente robótico virtual e realizado um estudo com 25 participantes. O estudo foi dividido em condições; em algumas o agente deu pistas erradas sobre as cartas; em outras, forneceu pistas certas. Os resultados sugerem que as percepções dos jogadores sobre o agente foram afetadas por seu comportamento. Além disso, a confiança da pessoa no agente foi afetada primeiro pela tarefa em si e, em segundo lugar, pelo fato de o comportamento do agente ser ou não obstrutivo. O estudo contribui para uma melhor compreensão de como os assistentes virtuais afetam a tomada de decisão e a confiança humanas e para o desenvolvimento de assistentes virtuais mais envolventes e interativos. Pesquisas futuras podem usar essas descobertas para desenvolver assistentes virtuais mais eficazes que promovam maior confiança e engajamento do usuário.

Referências

Bartneck, C., Kulić, D., Croft, E., and Zoghbi, S. (2009). Measurement instruments for the anthropomorphism, animacy, likeability, perceived intelligence, and perceived safety of robots. International journal of social robotics, 1(1):71–81.

Benbasat, I. and Wang, W. (2005). Trust in and adoption of online recommendation agents. Journal of the association for information systems, 6(3):4.

Chowanda, A., Flintham, M., Blanchfield, P., and Valstar, M. (2016). Playing with social and emotional game companions. In International Conference on Intelligent Virtual Agents, pages 85–95, Springer. Cham.

Darwin, C. and Prodger, P. (1998). The expression of the emotions in man and animals. Oxford University Press, USA.

Gass, R. H. and Seiter, J. S. (2018). Persuasion: Social influence and compliance gaining. Routledge.

Hancock, P., Billings, D., and Schaefer, K. (2011). Can you trust your robot? Ergonomics in Design: The Quarterly of Human Factors Applications, 19:24–29.

Hashemian, M., Paradeda, R., Guerra, C., and Paiva, A. (2019). Do you trust me? investigating the formation of trust in social robots. In EPIA Conference on Artificial Intelligence, pages 357–369, Springer. Cham.

Johnston, O. and Thomas, F. (1981). The illusion of life: Disney animation. Disney Editions, New York.

Moyer-Gusé, E. (2008). Toward a Theory of Entertainment Persuasion: Explaining the Persuasive Effects of Entertainment-Education Messages. Communication Theory, 18(3):407–425.

Paradeda, R. B. (2020). Personality-based Persuasion by an Interactive Social Robot Storyteller. PhD thesis, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa.

Poels, K., de Kort, Y., and Ijsselsteijn, W. (2007). D3. 3: game experience questionnaire. Ragni, M., Rudenko, A., Kuhnert, B., and Arras, K. O. (2016). Errare humanum est: Erroneous robots in human-robot interaction. In 2016 25th IEEE International Symposium on Robot and Human Interactive Communication (RO-MAN), pages 501–506.

Rosenthal-von der Pütten, A. M., Krämer, N. C., and Herrmann, J. (2018). The effects of humanlike and robot-specific affective nonverbal behavior on perception, emotion, and behavior. International Journal of Social Robotics, pages 1–14.

Salem, M., Eyssel, F., Rohlfing, K. J., Kopp, S., and Joublin, F. (2013). To err is human(-like): Effects of robot gesture on perceived anthropomorphism and likability. International Journal of Social Robotics, 5:313–323.

Shapiro, S. S. and Wilk, M. B. (1965). An analysis of variance test for normality (complete samples). Biometrika, 52(3/4):591–611.

Shiban, Y., Schelhorn, I., Jobst, V., Hörnlein, A., Puppe, F., Pauli, P., and Mühlberger, A. (2015). The appearance effect: Influences of virtual agent features on performance and motivation. Computers in Human Behavior, 49:5–11.

Torre, I., Carrigan, E., McDonnell, R., Domijan, K., McCabe, K., and Harte, N. (2019). The effect of multimodal emotional expression and agent appearance on trust in human-agent interaction. In Proceedings of the 12th ACM SIGGRAPH Conference on Motion, Interaction and Games, pages 1–6.

Türkgeldi, B., Özden, C. S., and Aydoğan, R. (2022). The effect of appearance of virtual agents in human-agent negotiation. AI, 3(3):683–701.

Yang, Y., Ma, X., and Fung, P. (2017). Perceived emotional intelligence in virtual agents. In Proceedings of the 2017 CHI Conference Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems, pages 2255–2262.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
PARADEDA, Raul Benites; ALVES, Álisson de Oliveira; TORRES, Daniel; NEVES, Rodrigo; LIMA, Althierfson. The Impact of Virtual Assistant Advice on Human Trust: An Investigation in a game scenario. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 4. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1-12. ISSN 2763-8707. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2023.229689.