Análise dos Dados de Inclusão Sociodigital das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla e seus familiares: um Estudo com Assistidos da APAE de Serra Talhada
Resumo
A inclusão sociodigital é um fenômeno muito pertinente que busca, dentre outras coisas, garantir acesso e apropriação tecnológica a indivíduos que se encontram em situação de exclusão. As Pessoas com deficiência intelectual e múltipla são um grupo social que possui muitos indivíduos infoexcluídos, sendo que a grande dificuldade para estudo é a carência de dados específicos em relação à infoexclusão desse público, já que os dados disponíveis tratam da situação geral. Nesse sentido, este trabalho desenvolveu um instrumento de pesquisa e através deste, coletou dados dos assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município de Serra Talhada-PE, com o intuito de analisar como se encontra a situação de inclusão sociodigital dos mesmos.
Referências
Carbonera, S. M., de Jesus, A., Kutzke, A. R., and do Rocio Costa Ferreira, I. (2020). O uso consciente da tecnologia como elemento essencial para uma inclusao sociodigital efetiva. WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), pages 37–48.
Castells, M. (2004). A Galáxia da Internet Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade.
Fornaciali, M. S., de Almeida, L., and de Almeida, L. R. G. (2014). A infoinclusão da pessoa com deficiência proporcionando acesso igualitário ao mercado de trabalho em tecnologia da informação e comunicação.
Freitas, H., Oliveira, M., Saccol, A. Z., and Moscarola, J. (2000). O método de pesquisa survey. volume 35, pages 105–112.
Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social.
Godoi, S. C. D., dos Santos, A. F., Brandão, C. C., and da Silva, B. F. (2022). Entre a dor e o amor: reflexões acerca do cuidado familiar de pcd. Revista Interdiciplinar de Extensão, 6.
IBGE. Cartilha do censo 2010 pessoa com deficiência. Disponível em: https://curtlink.com/NBJmde. Acesso em: 4 de setembro 2022.
IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios (pnad contínua). Disponível em: https://curtlink.com/aVIbb. Acesso em: 4 de setembro 2022.
IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios (pnad contínua tic). Disponível em: https://curt.link/mk5joj. Acesso em 30 de janeiro de 2023.
Jung, J., Qiu, J., and Kim, Y. (2001). Internet connectedness and inequality: Beyond the "divide". Communication Research, 28:507–535.
Moraes, T. B. (2017). Oficina de inclusÃo digital para pessoas com deficiÊncia.
NIC.br. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: Pesquisa tic domicílios. Disponível em: [link]. Acesso em 19 de outubro de 2022.
Pinsonneault, A. and Kraemer, K. L. (1993). Survey research in management information systems: na assessement.
Roberto, M. S., Fidalgo, A., and Buckingham, D. (2015). De que falamos quando falamos de infoexclusão e literacia digital. Observatorio (OBS*) Journal.
Régis, A. H. P., Cruz, G. A. D., and Gonçalves, J. R. (2020). O direito da inclusÃo sociodigital da pessoa com deficiÊncia the right of sociodigital inclusion of person with disabilities. II.
Silva, R. I., Palhares, M. M., and Rosa, R. (2005). Infoinclusão: desafio para a sociedade atual.
Verbicaro, D., Monteiro, A. P., Wilson, R., and Raiol, G. (2021). O direito À inclusÃo digital qualitativa da pessoa com deficiÊncia the right of digital inclusion qualitative for disabled person. 202:1.
Viswanath, K. and Finnegan, J. (1996). The knowledge gap hypothesis: Twenty-five years later. volume 19, pages 187–227.