App O.Way: plataforma de monitoramento para analisar fragmentação espacial urbana no Brasil
Resumo
A fragmentação espacial é um agravamento e aprofundamento da segregação social urbana. Projetos de pesquisa nesta área consistem em rastrear e seguir determinados sujeitos em seus trajetos cotidianos pelas cidades. Para efetivar este procedimento metodológico foi necessário a elaboração de tecnologias de captação de dados, com o objetivo de desenvolver uma interface denominada Plataforma O.Way, que conta com duas plataformas: mobile e web, bem como a apresentação de testes na cidade de SP, mapeamentos, e análise dos resultados obtidos por pesquisadores envolvidos neste estudo que envolveu 10 cidades brasileiras.
Referências
Santos, K. M. D. As (im)possibilidades de mobilidade urbana na periferia: Fragmentação Socioespacial e direto à cidade em Cidade Tiradentes e São Mateus, São Paulo-SP. In: Anais Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. João Pessoa: Campina Grande: Realize Editora, 2021.
Santos, K. M. D. O uso de técnicas netnográficas para representações de percursos urbanos periféricos em São Mateus, cidade de São Paulo SP. In: XXI Semana de Geografia da FCT/UNESP: Outras Geografia e (a)diversidades: experiências e potencialidades; VII Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação em Geografia, 2021, Presidente Prudente. 2021. v. 1. p. 1-916.
Silva, S. de A. Desvelando a Netnografia: um guia teórico e prático. 2015. Intercom–RBCC. São Paulo. v.38. n.2. p. 339-342. jul./dez. 2015.
Sposito, M. E. B. Fragmentação socioespacial e urbanização brasileira: escalas, vetores, ritmos, formas e conteúdos (FragUrb). 2020. Projeto Temático. 78p. São Paulo, UNESP.