Transformando TVs BOX em Minicomputadores para Educação Digital: uma abordagem sustentável e acessível
Resumo
Esta pesquisa propõe descaracterizar TVs BOX apreendidas e cedidas pela Receita Federal e transformá-las em minicomputadores, com intuito de implementar um laboratório de informática em uma escola pública da zona rural da cidade de Arinos-MG. A metodologia envolve uma abordagem de pesquisa-ação, compreendendo a análise das características técnicas das TVs BOX, seleção do sistema operacional adequado e resolução de desafios técnicos encontrados. Os resultados esperados incluem o sucesso na preparação das TVs BOX e montagem do laboratório para doação à escola da zona rural selecionada, com impactos positivos na educação digital. Essa iniciativa oferece uma solução sustentável e acessível para enfrentar os desafios educacionais, contribuindo para um futuro mais igualitário e tecnologicamente capacitado.Referências
Francisco Dominguez y Gouveia, A. S. C. S. (2023). Da tv box ao minicomputador com linux na educação: um relato de experiências de inclusão digital educativa em escolas públicas/polos ead de caucaia/ce. Anais do IX ENALIC Encontro Nacional das Licenciaturas, page 5.
Gil, A. C. et al. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas São Paulo.
Gomes, J. P. d. T. and Innocentini, M. D. d. M. (2022). Análise socioambiental da utilização de internet das coisas (iot) na gestão de recursos hídricos na agricultura familiar.
Ho, I. B. R. (2015). A propriedade intelectual, a internet, as novas mídias e seus usuários: sobre a necessidade de alcançar um equilíbrio no direito e nas relações de mercado. B.S. thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
IFPR (2023). Projetos do ifpr se destacam em programa da receita que dá destinação sustentável a mercadorias apreendidas.
Rosa, G. S. (2022). Tv box: receita vai destruir lote de tamanho recorde que vale 14 milhões. Acesso em: 18 jul. 2023.
SANTOS, V. L. d. C. and SANTOS, J. E. d. (2014). As redes sociais digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas. Holos, 6:307–328.
Scaico, P. D., de Lima, A. A., Azevedo, S., da Silva, J. B. B., Raposo, E. H., Alencar, Y., Mendes, J. P., Scaico, A., et al. (2013). Ensino de programação no ensino médio: Uma abordagem orientada ao design com a linguagem scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, 21(02):92.
Sobrinho, F. A. A. (2023). Tvs box descaracterizadas pelo campus poços de caldas são atestadas pela receita federal do brasil.
UNESCO (2017). Responsabilização na educação: cumprir nossos compromissos, relatório de monitoramento global da educação, resumo, 2017/8.
Varela, P., Santos, M., Endres, E., Leite, M., Albonico, M., Tollemache, M., and Felicio, S. (2023). Projeto transformar: Conversão de equipamentos eletrônicos ilegais (iptvís) em minicomputadores para enfrentar as desigualdades educacionais em escolas públicas. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 1171–1181, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Gil, A. C. et al. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas São Paulo.
Gomes, J. P. d. T. and Innocentini, M. D. d. M. (2022). Análise socioambiental da utilização de internet das coisas (iot) na gestão de recursos hídricos na agricultura familiar.
Ho, I. B. R. (2015). A propriedade intelectual, a internet, as novas mídias e seus usuários: sobre a necessidade de alcançar um equilíbrio no direito e nas relações de mercado. B.S. thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
IFPR (2023). Projetos do ifpr se destacam em programa da receita que dá destinação sustentável a mercadorias apreendidas.
Rosa, G. S. (2022). Tv box: receita vai destruir lote de tamanho recorde que vale 14 milhões. Acesso em: 18 jul. 2023.
SANTOS, V. L. d. C. and SANTOS, J. E. d. (2014). As redes sociais digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas. Holos, 6:307–328.
Scaico, P. D., de Lima, A. A., Azevedo, S., da Silva, J. B. B., Raposo, E. H., Alencar, Y., Mendes, J. P., Scaico, A., et al. (2013). Ensino de programação no ensino médio: Uma abordagem orientada ao design com a linguagem scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, 21(02):92.
Sobrinho, F. A. A. (2023). Tvs box descaracterizadas pelo campus poços de caldas são atestadas pela receita federal do brasil.
UNESCO (2017). Responsabilização na educação: cumprir nossos compromissos, relatório de monitoramento global da educação, resumo, 2017/8.
Varela, P., Santos, M., Endres, E., Leite, M., Albonico, M., Tollemache, M., and Felicio, S. (2023). Projeto transformar: Conversão de equipamentos eletrônicos ilegais (iptvís) em minicomputadores para enfrentar as desigualdades educacionais em escolas públicas. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 1171–1181, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
21/07/2024
Como Citar
MARTINS, Danilo Silveira; ALVES, Carlos Miguel dos Santos; TABORDA, Murilo Rodrigues; LOPES, Fernando Macedo; MACEDO, Marcelino Gonçalves de; ANTUNES, Felipe Sander Pereira; GARMATZ, Heric Vinicius Pereira.
Transformando TVs BOX em Minicomputadores para Educação Digital: uma abordagem sustentável e acessível. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 5. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 97-104.
ISSN 2763-8707.
DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2024.2269.