Incorporando Gamificação ao Método ABACADA: Propostas para jogos digitais

  • Gustav Adolf Lutz Keller UENP
  • Melissa Francielle dos Santos UENP
  • Rafael Tomaz Graciano UENP
  • Ana Paula Cacita APAE-Andirá
  • Maria Renata Gobbo UENP / USP
  • José Reinaldo Merlin UENP
  • Thiago Adriano Coleti UENP / USP

Resumo


Este artigo apresenta um projeto conduzido para propor e definir estratégias de gamificação para jogos digitais do método ABACADA. O ABACADA é um método de alfabetização utilizado para alfabetizar pessoas que não se adaptam ao método tradicional. O ABACADA inclui atividades lúdicas, mas não incorpora abordagens baseadas em jogos, as quais podem contribuir para o engajamento e interesse dos alunos. Neste projeto, foram analisadas e propostas mecânicas de gamificação e perfis de usuários que poderiam apoiar o ABACADA. Protótipos da proposta foram elaborados e avaliados por docentes que utilizam o método, que a consideraram promissora e sugeriram melhorias para ampliação da gamificação no ABACADA.

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Publicado
20/07/2025
KELLER, Gustav Adolf Lutz; SANTOS, Melissa Francielle dos; GRACIANO, Rafael Tomaz; CACITA, Ana Paula; GOBBO, Maria Renata; MERLIN, José Reinaldo; COLETI, Thiago Adriano. Incorporando Gamificação ao Método ABACADA: Propostas para jogos digitais. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 6. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 133-146. ISSN 2763-8707. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2025.9091.