Assistente Virtual Inteligente para Instituições Educacionais: Aplicação da Técnica RAG no IFBot

  • Wesley Folly Volotão de Souza IFF
  • Ianne Lima Nogueira IFF
  • Anderson Veiga de Souza IFF

Resumo


Este trabalho apresenta o IFBot, um chatbot de inteligência artificial desenvolvido para otimizar o acesso a informações institucionais em uma instituição de ensino. A solução utiliza a abordagem RAG (Retrieval-Augmented Generation), combinando web scraping e análise de documentos públicos para fornecer respostas automatizadas e confiáveis. Como resultado preliminar, espera-se que a ferramenta reduza demandas presenciais, com testes previstos para avaliar a taxa de resposta correta e o grau de satisfação dos usuários. Além disso, são discutidos impactos sociais e culturais, como inclusão digital e tratamento ético de dados sensíveis.

Referências

Brown, T., Mann, B., Ryder, N., Subbiah, M., Kaplan, J. D., Dhariwal, P., ... and Amodei, D. (2020) “Language Models are Few-Shot Learners”. In Advances in Neural Information Processing Systems, 33, pages 1877–1901.

Chen, L., Chen, P., and Lin, Z. (2020) “Artificial Intelligence in Education: A Review”. In IEEE Access, 8, pages 75264–75278.

Khder, M. A. (2021) “Web Scraping or Web Crawling: State of Art, Techniques, Approaches and Application”. In International Journal of Advances in Soft Computing and its Applications, 13(3), pages 145–168.

Lewis, P., Perez, E., Piktus, A., Petroni, F., Karpukhin, V., Goyal, N., Küttler, H., Lewis, M., Yih, W.-t., Rocktäschel, T., Riedel, S., and Kiela, D. (2020) “Retrieval-Augmented Generation for Knowledge-Intensive NLP Tasks”. In Advances in Neural Information Processing Systems, 33, pages 9459–9474.

McAfee, A., and Brynjolfsson, E. (2017) Machine, Platform, Crowd: Harnessing Our Digital Future, W. W. Norton & Company.

Russell, S. J., and Norvig, P. (2020) Artificial Intelligence: A Modern Approach (4th edition), Pearson.

Winkler, R., and Söllner, M. (2018) “Unleashing the Potential of Chatbots in Education: A State-of-the-Art Analysis”, In Academy of Management Proceedings, 2018(1), page 15903. Briarcliff Manor, NY 10510: Academy of Management.

Zhang, J. J. Y., Følstad, A., and Bjørkli, C. A. (2021) “Organizational Factors Affecting Successful Implementation of Chatbots for Customer Service”. In Journal of Internet Commerce, 22(7), pages 1–35.
Publicado
20/07/2025
SOUZA, Wesley Folly Volotão de; NOGUEIRA, Ianne Lima; SOUZA, Anderson Veiga de. Assistente Virtual Inteligente para Instituições Educacionais: Aplicação da Técnica RAG no IFBot. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 6. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 217-224. ISSN 2763-8707. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2025.7986.