Sistemas de Recomendação e Etnoeducação no Brasil: Desafios e Potencial Inclusivo

  • Lucas Nóbrega de Araújo UEPB
  • Janderson Jason Barbosa Aguiar UEPB

Resumo


Ao personalizar conteúdos, os sistemas de recomendação podem transformar a experiência educacional, mas vieses culturais podem comprometer a inclusão e a interculturalidade. Este artigo discute o impacto desses sistemas na etnoeducação no Brasil, destacando tanto seu potencial para valorizar a diversidade cultural quanto os desafios éticos e técnicos envolvidos. Argumenta-se que sua adoção requer estratégias que assegurem a representatividade étnica e linguística. Para isso, sugerem-se propostas para o desenvolvimento de sistemas de recomendação culturalmente responsivos, contribuindo para o debate sobre inteligência artificial educacional alinhada à pluralidade cultural e à equidade.

Referências

Aguiar, J. J. B. (2023a). Inteligência artificial e tecnologias digitais na educação: Oportunidades e desafios. Open Minds International Journal, 4(2), 183–188. DOI: 10.47180/omij.v4i2.215

Aguiar, J. J. B. (2023b). Sistemas de Recomendação e sua Contribuição para a Integração Regional na América Latina. Anais do XIX Congresso Internacional FoMerco (Fórum Universitário Mercosul), João Pessoa, Brasil. [link]

Aguiar, J. J. B. (2024). ChatGPT as an educational support tool: An analysis of its potential in the teaching and learning process. Caderno Pedagógico, 21(2), e2660. DOI: 10.54033/cadpedv21n2-019

An, Y., Tan, Y., Sun, X., & Ferrari, G. (2024). Recommender System: A Comprehensive Overview of Technical Challenges and Social Implications. IECE Transactions on Sensing, Communication, and Control, 1(1), 30–51. DOI: 10.62762/TSCC.2024.898503

Borges, A. (2024). Projeto “Conexão Povos da Floresta” proporciona conectividade para quilombolas da Amazônia Legal. CONAQ. [link]

Caicedo-Ortiz, J. A., & Castillo-Guzmán, E. (2021). Caleidoscopio del racismo escolar. Saberes, pedagogías, conmemoraciones e iconografías. Nodos y Nudos, 7(50). DOI: 10.17227/nyn.vol7.num50-12585

Candido, L., Barbosa, C., & Costa, E. (2024). Análise de ferramentas para detecção de textos científicos gerados por Inteligência Artificial (ChatGPT). Anais do V Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, (pp. 145-152). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wics.2024.2929

Cantillo, Y. P. (2023). Etnoeducación: una alternativa para la formación afrodescendiente colombiana. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 4(7), 63–71. DOI: 10.59654/szcc7m87

Coelho, G. B., & Costa, E G. da. (2023). Centralização da produção de CT&I no Brasil: obstáculos ao desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 13(1), 69–89. DOI: 10.5902/2236672586447

Costa Júnior, J. F., Lopes, L. C. L., Santos, M. M. de O., Reinoso, L. F., Freire, K. M. de A., Reis Neto, R. A. dos, Moraes, L. S., & Ribeiro, R. da M. (2024). A inteligência artificial como ferramenta de apoio à inclusão. Cuadernos De Educación Y Desarrollo, 16(4), e4076. DOI: 10.55905/cuadv16n4-161

De Araújo Neto, R. J., & Aguiar, J. J. B. (2024). The impacts of the General Data Protection Law (LGPD) on information security: A literature review. Revista de Gestão e Secretariado, 15(2), e3442. DOI: 10.7769/gesec.v15i2.3442

Felfernig, A., Wundara, M., Tran, T. N. T., Polat-Erdeniz, S., Lubos, S., El Mansi, M., Garber, D., & Le, V. M. (2023). Recommender systems for sustainability: overview and research issues. Frontiers in Big Data, 6, 1284511. DOI: 10.3389/fdata.2023.1284511

Ferraro, A., Ferreira, G., Diaz, F., & Born, G. (2024). Measuring Commonality in Recommendation of Cultural Content to Strengthen Cultural Citizenship. ACM Transactions on Recommender Systems, 2(1), 1–32. DOI: 10.1145/3643138

Freire, P. (2019). Pedagogia do oprimido. 84. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz & Terra. ISBN 978-85-7753-418-0.

Gandra, A. (2024). Mais de 1 mil comunidades tradicionais da Amazônia já têm internet: Projeto quer levar conectividade a 4.537 populações. Agência Brasil. [link]

García-Perales, N., Hernández-Rincón, M. L., & Suárez-Lantarón, B. (2025). Docentes y tecnología: ¿cómo enfrenta el futuro profesorado el uso de la Inteligencia Artificial? Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 28(1), 155–168. DOI: 10.6018/reifop.638431

Guesser, S. Z. P., & Hobold, M. S. (2024). Estado do conhecimento: contributos para o desenvolvimento da formação continuada intercultural de professores/as. Práxis Educativa, 19, 1–24. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22857.017

Gupta, M., Parra, C. M., & Dennehy, D. (2022). Questioning Racial and Gender Bias in AI-based Recommendations: Do Espoused National Cultural Values Matter? Information Systems Frontiers, 24(5), 1465–1481. DOI: 10.1007/s10796-021-10156-2

Ibrahim, O. A. S., Younis, E. M. G., Mohamed, E. A., & Ismail, W. N. (2025). Revisiting recommender systems: an investigative survey. Neural Computing and Applications. DOI: 10.1007/s00521-024-10828-5

Jara, I., & Ochoa, J. M. (2020). Usos y efectos de la inteligencia artificial en educación. Inter-American Development Bank. DOI: 10.18235/0002380

Jesus, E. (2024). Responsabilidade Moral Distribuída: Contribuições para o Debate sobre Inteligência Artificial Ética e Responsável. Anais do V Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, (pp. 89-96). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wics.2024.2109

Lampou, R. (2023). The integration of artificial intelligence in education: opportunities and challenges. Review of Artificial Intelligence in Education, 4(00), e015. DOI: 10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.15

Liu, B. L., Morales, D., Roser-Chinchilla, J., Sabzalieva, E., Valentini, A., Vieira do Nascimento, D., & Yerovi, C. (2023). Harnessing the era of artificial intelligence in higher education: a primer for higher education stakeholders. UNESCO. [link]

Moradi, A., Neophytou, N., Carichon, F., & Farnadi, G. (2024). Embedding Cultural Diversity in Prototype-based Recommender Systems. arXiv preprint arXiv:2412.14329. [link]

Moraes, N. R., & Souza, F. C. (2022). Etnoeducação e educação básica diferenciada para povos indígenas e comunidades quilombolas no Brasil: um desafio para a promoção do etnodesenvolvimento. Educação, 47(1), e106/1–40. DOI: 10.5902/1984644464516

Niemiec, W., Borges, R., & Barone, D. (2022). Artificial intelligence discrimination: how to deal with it?. Anais do III Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, (pp. 93-100). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wics.2022.222604

Ożegalska-Łukasik, N., & Łukasik, S. (2023). Culturally Responsive Artificial Intelligence – Problems, Challenges and Solutions. Intercultural Relations, 7(2(14)), 106–119. DOI: 10.12797/RM.02.2023.14.07

Porcaro, L., Castillo, C., Gómez, E., & Vinagre, J. (2023). Fairness and diversity in information access systems. arXiv preprint arXiv:2305.09319. [link]

Protopapa, A. (2024). Cultural Content and Recommendation: A study of Metrics and Impact (Dissertation). KTH, School of Electrical Engineering and Computer Science (EECS). [link]

Ricci, F., Rokach, L., & Shapira, B. (2022). Recommender Systems Handbook. Springer US. ISBN 978-1-0716-2197-4. DOI: 10.1007/978-1-0716-2197-4

Santos, R. S., De Lima, L. F., & Magalhães, C. (2023). The Perspective of Software Professionals on Algorithmic Racism. ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (ESEM), 1–10. DOI: 10.1109/ESEM56168.2023.10304856

Santos, R., & Comarela, G. (2024). Development of an Equity Strategy for Recommendation Systems. Anais do V Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, (pp. 24-35). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wics.2024.1975

Sarwari, A. Q., Javed, M. N., Adnan, H. M., & Wahab, M. N. A. (2024). Assessment of the impacts of artificial intelligence (AI) on intercultural communication among postgraduate students in a multicultural university environment. Scientific Reports, 14, 13849. DOI: 10.1038/s41598-024-63276-5

Silva, F. L., Slodkowski, B. K., Silva, K. K. A., Cazella, S. C. (2023). A systematic literature review on educational recommender systems for teaching and learning: research trends, limitations and opportunities. Education and Information Technologies, 28(3), 3289–3328. DOI: 10.1007/s10639-022-11341-9

Suárez-Baquero, D. F. M. (2024). Decolonizing nursing knowledge: Challenging Eurocentrism centering Global South voices. Nursing Outlook, 72(4), 102197. DOI: 10.1016/j.outlook.2024.102197

Teixeira, R. (2023). Diretrizes Ético-Jurídicas para o Design e Uso de Inteligência Artificial na Administração Pública. Anais do IV Workshop sobre as Implicações da

Computação na Sociedade, (pp. 123-130). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wics.2023.229812

Tsai, C-W., Ma, Y-W., Chang, Y-C., & Lai, Y-H. (2022). Integrating Multiculturalism Into Artificial Intelligence-Assisted Programming Lessons: Examining Inter-Ethnicity Differences in Learning Expectancy, Motivation, and Effectiveness. Frontiers in Psychology, 13, 868698. DOI: 10.3389/fpsyg.2022.868698

Vera, M. M. S. (2024). La inteligencia artificial como recurso docente: Usos y posibilidades para el profesorado. Educar, 60(1), 33–47. DOI: 10.5565/rev/educar.1810
Publicado
20/07/2025
ARAÚJO, Lucas Nóbrega de; AGUIAR, Janderson Jason Barbosa. Sistemas de Recomendação e Etnoeducação no Brasil: Desafios e Potencial Inclusivo. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 6. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 235-246. ISSN 2763-8707. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2025.8102.